*O laboratório Central de Saúde Pública de Rondônia (Lacen), em Porto Velho, está realizando exames de diagnóstico de raiva animal. O objetivo é identificar possíveis vetores da doença, minimizando o risco de contaminação humana. A realização dos exames foi aprovada pela Coordenação Geral de Laboratórios. A partir da aprovação, o Lacen está inserido na rede nacional de laboratórios do diagnóstico da raiva. Anteriormente os exames eram realizados em Belém, no Estado do Pará.
*O setor de diagnostico de raiva possui local próprio para o trabalho. As análises seguem padrões do Ministério a Saúde (MS). Os exames são feitos pelo núcleo de entomologia e biotério. “O local oferece sala de recepção de amostras, sala de necropsia e laboratório para manipulação de amostras e de preparo de lâminas para exame”, explicou Milton Moreira, secretário e Estado da Saúde.
*A raiva animal é um problema de saúde pública, pois pode ser transmitida para humanos. A doença pode ser transmitida por animais selvagens e domesticados. Os principais transmissores são cães, gatos, morcegos, bovinos e eqüinos. Os exames de imunofluorescência são feitos por um médico veterinário e um auxiliar técnico.
*O Lacen é certificado como um laboratório de excelência pelo Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ) “A administração Ivo Cassol entende que o controle da qualidade é um elemento fundamental para um laboratório clínico moderno. É um componente vital que assegura a comparabilidade dos resultados com outros laboratórios o que permite avaliar o seu desempenho em longo prazo”, declarou Milton Moreira.