* Balanço geral dos resultados obtidos pela economia de Rondônia nos últimos quatro anos está sendo finalizado pelas equipes de planejamento e comunicação do governo do Estado, e deve ser publicado nos próximos dias. Alguns números já consolidados revelam o tamanho da evolução alcançada ao longo de quarenta e oito meses em diversos setores, com destaque para as áreas do agro negócio, da indústria e da geração de emprego e renda.
* Os dados são resultados de comparação realizada pelas equipes das secretarias de Planejamento, Agricultura e da área de comunicação, tomando como base os indicadores de desempenho de Rondônia e os de outros Estados da região Norte (Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Roraima e Tocantins), os quais foram retirados de pesquisas feitas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a exemplo do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA).
* Em seu último prognóstico de safra, de dezembro de 2006, o LSPA mostra, por exemplo, que a produção de arroz esperada para 2007 é de 148.991 toneladas, ou 4,96% a mais que no ano passado, com um ganho de produtividade de 5,47%, expresso pelo aumento no rendimento médio, de 1.993 para 2.102 quilos por hectare (kg/ha).
*Feita a comparação entre estes números com os do resto do Brasil, evidenciou-se que Rondônia é o 3º maior produtor de arroz da região Norte e o 11º maior do país, mesmo com redução de 0,48% na área plantada (de 71.218 para 70.879 hectares), o que demonstra a agregação de novas tecnologias como o manejo assistido e o adensamento ao processo produtivo, via assistência técnica prestada pela Emater/RO, o que contribui para reduzir a pressão por desmate e os custos a ele associados.
*Na safra de feijão de 2007, é estimada pelo IBGE uma colheita de 41.744 toneladas, ou 13,99% a mais do que as 36.621 produzidas no ano passado, com um índice semelhante (14,06%) no ganho de produtividade, que deve saltar de 594 para 678 kg/ha. Resultado: Rondônia deve tornar-se o segundo maior produtor de feijão da região Norte e o 14º no país. A distribuição de sementes selecionadas e certificadas feita pelo governo do estado aos pequenos produtores rurais, através de cooperativas e associações, contribuiu em muito para que tais índices fossem alcançados.
*“Rondônia é um estado com grande vocação agropecuária, e o governo do estado está fazendo a parte que lhe cabe, investindo em tecnologia, distribuindo sementes e atraindo agro-indústrias para gerar emprego e renda à população”, disse o governador Ivo Cassol à respeito dos números que comprovam o crescimento.
*Ao longo desta semana serão divulgados dados relativos a outras culturas importantes para a economia regional, como a soja, milho, mandioca e cacau, assim como sobre o crescimento nas exportações, na atividade industrial e nos programas de micro-crédito e de incentivo fiscal destinados à geração de emprego e renda.
*
VEJA TAMBÉM:
*
Relatório da Justiça aponta redução no índice de criminalidade em Rondônia, de 2º capital caiu para 7º no ranking nacional
*
País tem índios preparados para ocupar cargos públicos, avalia presidente da Funai