ARTIGO - Que país é esse!: Por Valdemir Caldas

ARTIGO - Que país é esse!: Por Valdemir Caldas

ARTIGO - Que país é esse!: Por Valdemir Caldas

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Num país mais sério é difícil o cidadão acreditar que um acusado de meter a mão na cumbuca do dinheiro público, em vez de responder pelo eventual dano causado ao erário, é brindado com uma polpuda aposentadoria. Esse é o Brasil do “jeitinho”, onde a corrupção caminha a passos largos, gerando suas crias, cada vez mais famintas por verbas e recursos públicos, sem que nada lhes aconteça. Escândalos sucessivos vêm sendo trazidos ao conhecimento de uma sociedade lesada em seus mais comezinhos direitos. Repare-se o caso do JOER, a mais recente rapinagem envolvendo o dinheiro do contribuinte rondoniense. E as providências saneadoras, quando serão efetivamente levadas a cabo? Ou tudo permanecerá como dantes no quartel de Abrantes? Dir-se-ia que a população está anestesiada, diante de tantos arreganhos e de tantas bandalheiras. E o pior é que muitos permanecem no estado de pueril ingenuidade, como se fossem gratos aos que nos exploram e infelicitam. No âmbito local, o vocabulário política sofreu uma completa e lamentável deturpação. Poucas são as pessoas qualificadas que conseguem eleger-se. Os políticos medíocres e obscuros, na ausência de coisas mais sérias a fazer, danam-se a distribuir prebendas a autoridades, endeusando-as, com elogios, bajulações e jantares. Só assim, conseguem liberar verbas orçamentárias, deixando impressionados os que testemunham essas demonstrações de “prestígio”. Outros, no entanto, contentam-se em ocupar os pequenos expedientes das Casas Legislativas com mini discursos que ninguém ouve e requerimentos que ninguém ler, mas que são distribuídos, na forma de “releases”, a rádios e jornais, sobretudo impressos e eletrônicos, para embair a consciência de incautos eleitores. Às vezes, dá uma vontade tremenda de desistir*, de recolher os remos do bote e deixá-lo seguir o seu curso natural, porque, a cada dia que passa, vemos nossas mais lídimas reivindicações serem confundidas com a ação deletéria de calhordas, travestidos de cidadãos decentes. A ambição desmedida e a avidez com que se entregam à busca do lucro fácil e à prática de negociatas, prejudicando todo um povo, chegar a causar asco. Afinal, que país é esse? Esse é o Brasil, onde ladravazes contumazes do dinheiro público são endeusados, bajulados, paparicados, reverenciados e, acredite-se, tidos como exemplos de retidão a serem seguidos. Muitos, inclusive, são até homenageados com a outorga de títulos de cidadãos*. E o povo? Este que se dane, porque só é lembrado nos períodos eleitorais.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS