Escolas de Rôndônia destacam-se na prevenção de DST e aids

Escolas de Rôndônia destacam-se na prevenção de DST e aids

Escolas de Rôndônia destacam-se na prevenção de DST e aids

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Rondônia ocupa o 2º lugar entre os Estados com maiores proporções de escolas que trabalham ações preventivas contra Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e Aids com 75,8%, perdendo apenas para Mato Grosso (79,4%). O resultado foi apontado no Censo Escolar de 2005, que pela primeira vez inseriu nos questionamentos o item saúde e educação preventiva. *Do total de 207.214 estabelecimentos de ensino básico pesquisados, em todo o país, pelo menos 161.679 revelaram que realizam ações preventivas com temas, como “DST e aids”, “Saúde sexual e saúde reprodutiva”, “Gravidez na adolescência”, “Drogas”, entre outros. *O resultado mostra que das escolas trabalham o tema DST e aids, 96,2% são do ensino médio e 67,8% do ensino fundamental; 81,4% trabalham inserindo o tema em disciplina, 71% por meio de palestras, enquanto 38% distribuem materiais educativos e 25% colocam o tema em feiras de ciências. *Os dados apontam ainda que a proporção de escolas que disponibilizam preservativos é maior na rede pública (5,9%) do que na rede privada (4,5%) e é maior na área urbana (7,7%) que na rural (3,6%). *De acordo com a Lucilene Kalki, coordenadora do Projeto Saúde Escolar da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), que também faz parte do grupo gestor estadual de Saúde e Prevenção nas Escolas, o excelente resultado para Rondônia foi possível devido à parceria firmada entre a Seduc, Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Universidade Federal de Rondônia (Unir) e Organizações Não Governamentais (ONGs). “Com certeza o resultado do Censo vai subsidiar a melhoria da atuação governamental, apoiando a implantação e implementação de ações de prevenção que integram saúde e educação”, disse. *Lucilene Kalki lembrou que a parceria entre Educação e Saúde tem proporcionado uma série de experiências, incluindo a capacitação de professores, a exemplo do que vai acontecer de 19 a 23 do próximo mês, desta vez beneficiando educadores dos municípios de Vilhena, Cacoal e Rolim de Moura. Em outubro do último ano foram capacitados, em Porto Velho, profissionais de Ariquemes, Guajará-Mirim e Ji-Paraná, nas áreas da educação, psicologia, enfermagem, biologia, biomedicina, assistência social, técnica de enfermagem e outras que atuam na prevenção das DSTs Aids, como a Associação Madre Tereza de Calcutá (Amater). *Para o secretário de Educação, Edinaldo Lustoza, a colocação de Rondônia em segundo lugar é uma demonstração da preocupação do governo Ivo Cassol não só com a educação de qualidade, mas, também, com a saúde dos alunos. * VEJA TAMBÉM: * UNIR divulga lista de segunda chamada do Vestibular * Secretária de Educação é presa por desvio de mercadorias
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS