Agevisa vistoria Central e garagem do Departamento de Trânsito e constata situação caótica - Confira fotos
Na manhã desta sexta-feira (01) a Agência Estadual em saúde (AGEVISA) deu prosseguimento à ação de vistoria nos prédios utilizados pela Segurança Pública e Polícia Civil do Estado, atendendo determinação da Promotoria de Saúde do Ministério Publico. Os fiscais da Agência estiveram na garagem do Departamento de Trânsito e na Central de Polícia verificando a estrutura física e condições de ambiente de trabalho dos servidores que exercem suas funções naqueles locais.
A determinação do Ministério Público foi motivada depois da denúncia protocolada pelo comissário de polícia Pedro Marcelo no ultimo dia 22, que apresentou um extenso relatório contento fotos e laudos (de engenheiros e da Divisão de Vigilância Sanitária do Município/SEMUSA).
GARAGEM
Nos locais visitados pelos inspetores da AGEVISA nesta sexta-feira foram constatadas uma série de irregularidades, no que tange o ambiente de trabalho dos servidores, que contrariam normas de segurança.
Na garagem do Departamento de Trânsito da Polícia Civil foram encontradas as seguintes deficiências pelos fiscais: água parada na carroceria dos veículos que ali se encontravam (caminhonetes S10), teto parcialmente destelhado, infiltrações, fungos nas paredes (tornando o local totalmente insalubre) entre outros delitos graves na estrutura do local e que estarão no relatório da Agência.
CENTRAL DE POLÍCIA
Na Central de Polícia a situação chega a ser mais crítica, os fiscais tiveram contato in loco com as gravidades do péssimo ambiente já relatado na denúncia que se encontra no Ministério Público. O grupo de ação da AGEVISA iniciou a vistoria pelo banheiro e a copa. Segundo um agente que estava conduzindo os fiscais, o banheiro é utilizado por todos, tanto testemunhas e infratores quanto os próprios agentes de polícia.
Em seguida foram vistoriados os banheiros das celas e constataram que não existe fossa para escoar os detritos, as fezes e os vômitos ficam expostos em um corredor que fica atrás das celas.
“A situação da Central de Polícia e da garagem do Departamento de Trânsito da Polícia Civil é caótica Estes dois departamentos se encontram em estado de penúria e ambos carecem de reparações a meu ver de difícil viabilização”, disse Clemente Cantanhêde, coordenador da ação da AGEVISA nos departamentos.
A reportagem do Rondoniaovivo.com entrou em contato com a assessoria de comunicação do Ministério Público para saber sobre os procedimentos que serão tomados diante da situação, a assessoria informou que a promotora Emilia Oiye, da Promotoria de Saúde, encarregada no caso, analisará o relatório com o laudo das vistorias realizadas pela AGEVISA e fará uma reunião com os responsáveis dos departamentos para poder obter informações à respeito de melhorias para os locais. Depois dessa reunião a promotora verá a possibilidade de entrar ou não com uma ação contra o Estado.