Educação tecnológica é o novo foco do Senai em Porto Velho

Educação tecnológica é o novo foco do Senai em Porto Velho

Educação tecnológica é o novo foco do Senai em Porto Velho

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Brasil como um todo, e Rondônia particularmente, se ressentem da falta de profissionais qualificados na área tecnológica. Com o advento das usinas do rio Madeira, e seus reflexos nos demais setores industriais, sobretudo a construção civil, que insere o estado num novo ciclo econômico, a tendência é de que essa carência se acentue. Atento a esses movimentos e para enfrentar essa nova realidade o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, Senai, realiza investimentos consideráveis em novas áreas tecnológicas, como forma de ampliar as oportunidades de qualificação dos trabalhadores e para a população do Estado de Rondônia, fortalecendo assim as empresas industriais. Na avaliação do diretor regional do Senai em Rondônia, Vivaldo Matos, “dez, vinte anos atrás, o acesso às novas tecnologias pelas empresas brasileiras era limitado. A ausência da competição no meio empresarial dificultava a modernização dos produtos e processos em nossas empresas”. Hoje, com a competição acirrada, o papel dos profissionais, sobretudo os de áreas tecnológicas, passou a ser de fundamental importância para o desenvolvimento das empresas e do país. “Formava-se médicos, advogados, engenheiros, etc, mas com relação à área tecnológica, havia até certo preconceito de pessoas que viam como irrelevantes os cursos do gênero”, continua o diretor do Senai. Segundo Matos, “só mais recentemente, com a abertura do mercado e a globalização, o país passou a conviver com novas tecnologias, requerendo um novo perfil de profissionais para gerenciar os processos e equipamentos de última geração”, observa. É nesse ponto que entra a responsabilidade do Senai como braço forte e parceiro da indústria brasileira. “Neste novo contexto O Senai passa a ser um provedor de soluções para a indústria. O que o empresário precisar, temos como oferecer. Acreditamos que, desta forma, estaremos contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do nosso Estado. Essa é a determinação do presidente do Sistema Indústria (Federação das Indústrias de Rondônia – Fiero; Serviço Social da Indústria – Sesi; e Instituto Eulvado Lodi – IEL) Euzébio Guareschi: “ajustados para a realidade rondoniense, nosso desafio é preparar o Senai e modernizá-lo para responder à demanda nas duas pontas: transferir conhecimento à população para que tenha bons empregos e simultaneamente, atender as necessidades da indústria”, fala o presidente Guareschi.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS