Em matéria publicada no início de setembro de 2006 no site
Rondoniaovivo.com, assinada pelo jornalista Mário Quevedo, o suplente do deputado Maurão de Carvalho (PP) - que tem o seu destino político decidido pelo TRE/RO na tarde desta quinta-feira (25) - o empresário José Rover (
PP/Vilhena), que no último pleito conseguiu 5.570 votos, sendo o 27º candidato a deputado mais votado no estado, havia admitido em reportagem veiculada pela mídia no município de Vilhena, na época, que tinha iniciado a sua campanha antes do período permitido pela Legislação Eleitoral.
*Conhecido também como “Zé Rover”, o suplente, na ocasião, havia dito que a sua campanha tinha começado “há mais de dois meses e meio”, fora do prazo que determina a Lei 9.504.
*Vale lembrar que ao conceder uma entrevista José Rover havia dito à reportagem, conforme matéria do jornalista Mário Quevedo, que: “comecei a minha campanha há mais de dois meses e meio e quando nem tinha santinho”.
*Como a Lei 9.504, de 30 de Setembro de 1997, estabelece em seu Art. 36, que “a propaganda eleitoral somente é permitida após o dia 5 de julho do ano da eleição”. Como a entrevista foi veiculada em 2 de setembro, e nela ele afirma estar em campanha “há dois meses e meio”, está comprovado que ele se adiantou ao que estabelece a Legislação, indicando a ocorrência de crime eleitoral.
*Na época, além da campanha antecipada, “Zé Rover” foi suspeito de supostamente utilizar carros de entrega de uma de suas empresas para veicular propaganda política sua.
*O segundo da lista na suplência de Maurão de Carvalho é Donizete da Sucam (
com 4.311 votos, segundo dados do TRE/RO).
*
VEJA TAMBÉM:
*
Deputado Maurão de Carvalho desviou mais de R$ 750 mil
*
Maurão de Carvalho critica companheiro de partido e irmão de fé