Ribeirinhos dos rios Machado e Preto são beneficiados pela 9ª Expedição Científica

Ribeirinhos dos rios Machado e Preto são beneficiados pela 9ª Expedição Científica

Ribeirinhos dos rios Machado e Preto são beneficiados pela 9ª Expedição Científica

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

* Depois de percorrerem as áreas ribeirinhas do Rio Machado e Rio Preto, os 35 profissionais de saúde, componentes da 9ª Expedição Científica realizada em conjunto com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental, a Universidade de São Paulo, a Faculdade São Lucas e Prefeitura Municipal de Porto Velho, em dezembro passado, fizeram uma avaliação dos principais problemas que afligem a comunidade ribeirinha. * Primeiramente, conforme informou o Coordenador da Expedição Dr. Luiz Marcelo Aranha Camargo, especialista em infectologia, a equipe fez uma investigação das condições de saúde bucal da população, onde foram realizados 67 (sessenta e sete) atendimentos odontológicos; em seguida, foram feitas 192 (cento e noventa e duas) atividades médicas e de enfermagem; e examinadas 39 (trinta e nove) crianças em Demarcação e Rio Preto, entre 3 e 9 anos, onde foi evidenciado a deficiência de zinco e selênio. *A equipe de fisioterapia participou pela primeira vez das atividades de extensão. Inicialmente havia uma proposta de se mensurar alguns agravos à saúde da população idosa. Foram aplicados questionários e realizados 26 exames complementares para se medir a qualidade de vida, padrão de sono, mapa de dor, fadiga e depressão. *Num quadro geral, foi evidenciado pela equipe, alguns problemas que estão relacionados diretamente com o modo de vida daquela população que devida à monotonia alimentar, (eles se alimentam de peixe, farinha e café), 38% estão com desnutrição crônica e 2% com desnutrição aguda (fome). *Outro problema encontrado foi a grande presença da Parasitose Intestinal, causada pelo verme Capillária hepática, onde os ovos são encontrados nas vísceras da paca e da cutia (a população ao se alimentar dos miúdos desses animais, acaba sendo contaminada). Das trezentas pessoas examinadas, 35% está positivo para esse verme, que causa lesão hepática (hepatite), podendo levar ao óbito, em alguns casos por destruição maciça do fígado. *De acordo com o Dr. Marcelo, 13 pessoas foram fortemente positivas, - elas estarão sendo trazidas em fevereiro para Porto Velho para realização de exames adicionais, devido à gravidade da lesão-. O tratamento a base de Albendazol, leva em torno de três meses. *Outro fator importante que deve ser destacado é a consciência ambiental. Nesse sentido, de acordo com o Secretário da SEDAM Augustinho Pastore, a SEDAM estará sempre presente junto às comunidades ribeirinhas fazendo um trabalho de educação ambiental, objetivando conscientiza-las da importância do meio ambiente para sua própria subsistência, pois a situação dos recursos naturais no globo nos desafia a preservá-los, possibilitando assim, um desenvolvimento social justo, permitindo que as sociedades humanas atinjam uma melhor qualidade de vida em todos os aspectos. *VEJA TAMBÉM: * Hidrelétricas do Madeira são tema de reunião entre Incra e ONGs * HIDRELÉTRICAS DO MADEIRA - Prefeitura fomenta emprego e renda
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS