FEBRE AMARELA - Lacen divulga relatório de amostras dos suspeitos infectados em Rondônia

FEBRE AMARELA - Lacen divulga relatório de amostras dos suspeitos infectados em Rondônia

FEBRE AMARELA - Lacen divulga relatório de amostras dos suspeitos infectados em Rondônia

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Laboratório Central de Saúde Pública do Estado de Rondônia (Lacen) divulgou nesta quinta-feira, 10, o relatório das amostras dos suspeitos infectados pelo vírus da febre amarela de 2007. Ao todo foram nove amostras que os postos de saúde do município encaminharam para o Lacen, as mesmas são enviadas pelo laboratório para o Instituto Evandro Chagas, de Belém (PA), onde é feito o diagnóstico final. Segundo os dados do instituto, o resultado de todos os diagnósticos foram negativos. A diretora-geral do Lacen, Jannyce Vacaro, esclareceu que o laboratório depende do Instituto Evandro Chagas para emitir o parecer final das amostras que são colhidas. Segundo Jannyce, para esse ano o laboratório ainda vai aguardar as amostras das possíveis suspeitas de febre amarela no Estado e quem repassa as amostras para o Lacen são os postos de saúde da Prefeitura (setor público) e laboratórios e unidades de saúde do setor privado. Jannyce Vacaro disse á reportagem do rondoniaovivo.com que Rondônia não corre qualquer risco de sofrer uma epidemia de febre amarela, pois, a situação está controlada. Ela ressaltou que um dos principais meios de prevenção para o Estado contra esse vírus continua sendo a consciência das pessoas que se deslocam aos postos de saúde para se vacinarem e que os meios de comunicação devem incentivar as comunidades da região a fazerem isso. A vacina contra a febre amarela já foi incluída no calendário vacinal do Ministério da Saúde, em todo o país. A partir dos seis meses de idade, as crianças já podem ser imunizadas. A vacina, que leva dez dias para fazer efeito no corpo humano, tem validade por dez anos.
CUIDADOS
Em matéria da Agência Brasil, Paulo Zanotto, do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo, esclareceu que a febre amarela pode ser transmitida por dois vetores, o Aedes aegypti e o Aedes haemagogus. Nas regiões urbanas, a doença, que tem preocupado as populações de Goiás e do Distrito Federal, é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo transmissor da dengue. O haemagogus é um inseto que mantém o ciclo do vírus apenas nas regiões silvestres do país. *VEJA TAMBÉM * FEBRE AMARELA - Mortandade de macacos no interior pode deixar Rondônia em estado de alerta * FEBRE AMARELA - Aumenta o número de pessoas a procura de vacinação nos postos de saúde em Porto Velho
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS