Com o inicio do inverno amazônico uma grande preocupação volta à tona no município de Ouro Preto do Oeste, é a limpeza o quanto antes do igarapé e do canal que cortam o perímetro urbano da cidade. A preocupação é para evitar as cenas do inverno amazônico passado quando as fortes chuvas caíram fizeram com que o igarapé e o canal transbordassem e conseqüentemente a água invadiu as residências que estão localizadas próximas a estes locais chegando a deixar algumas famílias desabrigadas.
*No ano passado como solução foi feito uma limpeza paliativa apenas no canal esquecendo a limpeza do igarapé fato este que foi limpo pela última vez no ano de 2003. Devido a grande quantidade de lixo e mato existentes na parte que se encontra canalizado é comum a presença de animais (cavalos), pastando, mas a grande preocupação dos moradores é quanto ao perigo de doenças transmitidas principalmente por ratos que proliferam rapidamente. Mas todo este quadro poderia ser diferente caso a Prefeitura tivesse providenciado a limpeza do canal e do igarapé, como acontecia na então gestão do prefeito Carlos Magno. “Com inicio das chuvas aumenta a nossa preocupação já que sempre neste período temos inundações. Mas isso poderia ser evitado caso a limpeza do igarapé tivesse sido feita fato este que há 03 anos não é executado”, confirmou o morador do bairro Novo Estado Antonio Basto Freitas.
*O secretario municipal de Infra-Estrutura Edson Pavanelli foi procurado para comentar sobre o fato, mas segundo funcionários da pasta o secretario estava na zona rural que se encontra em situação critica em relação às estradas vicinais. A realidade da Seminfra, segundo explicou durante uma audiência pública para prestação de contas, não é nada animadora já que não dispõe de recursos financeiros até mesmo para fazer a recuperação de estradas vicinais em razão do déficit orçamentário que pode chegar à cerca de um milhão de reais.