*Com o auditório do Tribunal de Contas lotado, o governador Ivo Cassol apresentou um resumo das principais ações de seu governo neste ano de 2005. Deputados federais e estaduais, representantes do Judiciário, do Ministério Público e do Tribunal de Contas, secretários, assessores, prefeitos e vereadores de vários municípios de Rondônia prestigiaram o evento, já tradicional na administração Ivo Cassol.
*Além da apresentação das principais ações, o governador assinou ainda diversos convênios com prefeituras, associações e cooperativas, atendendo às emendas dos deputados estaduais e beneficiando populações de praticfamente todos os 52 municípios rondonienses. Cassol também entregou novos veículos às secretarias de Planejamento, de Saúde e Educação. Também foi lançada a obra “Das Trevas para a luz – O Renascer da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré”, que foi entregue às autoridades presente e também será enviada às escolas estaduais, aos demais poderes, governo de outros estados, entidades e outros órgãos públicos e privados.
*“Agradeço a Deus, ao povo de Rondônia e à minha equipe por esses três anos de muito trabalho que estamos empreendendo ao estado, que quero dar continuidade no próximo ano, com a mesma dedicação e empenho de todos”, enfatizou Cassol, que fez um balanço dos investimentos e apresentou os destaques de cada setor da administração estadual.
*Ações – Em 2005 foram arrumados mais de 2.200 quilômetros de estradas, 35 KM de asfalto novo, mais 160 KM em pavimentação, em mais de 120 frentes de trabalho. Além disso, o governo deu celeridade ao maior pacote de obras já realizado em Rondônia, com mais de R$ 200 milhões em recursos próprios investidos, gerando cerca de 1.300 empregos diretos. O governo também investiu R$ 90 milhões na compra de máquinas pesadas e recuperou equipamentos do Devop, permitindo que 27 cidades fossem contempladas com a limpeza de ruas e avenidas. Entre os destaques nas estradas, o asfaltamento dos 29 KM da RO-486, a Rodovia do Café, em Cacoal e o novo asfalto da RO-383, que liga Espigão do Oeste à BR-364.
*Na educação, o estado reformou, ampliou e construiu 120 escolas, 12 novas quadras cobertas e beneficiou os 52 municípios com o transporte escolar. Essas e outras ações permitiram o aumento de 50% no atendimento da Seduc.
No setor de segurança pública, foram contratados novos policiais civis, através de concurso e entregues mais de 100 viaturas novas para as polícias Civil, Militar e o Corpo de Bombeiros. No próximo ano, serão contratados mais 2.300 policiais militares e bombeiros, para reforçar a segurança da população.
*Na agricultura, a administração estadual em 2005 promoveu a melhoria genética e assegurou a sanidade do rebanho; ofereceu mais de 50 mil horas máquina da patrulha mecanizada aos pequenos produtores; distribui sementes de arroz e milho, entres outras ações.