*A Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário (DFDA/MDA) em parceria com UTE/Seapes vem promovendo ao longo do segundo semestre de 2005 encontros com agricultores para apresentação do Programa Nacional Crédito Fundiário, uma complementação à reforma agrária que pretende possibilitar o financiamento de terras. A série de encontros com os agricultores será realizada nos municípios de Jaru, Caucalânda, Ouro Preto e Nova União durantes os dias 20,21 e 22 deste mês.
*O Programa Crédito Fundiário é destinado a trabalhadores rurais da agricultura familiar que não sejam beneficiários dos programas da Reforma Agrária, ou seja, aos que não pertençam aos Projetos de Assentamento.
*O acesso ao crédito fundiário é feito através da elaboração de propostas de compra e venda de terras. Todo o processo de negociação dos beneficiários com o vendedor/proprietário é acompanhado por uma assessoria técnica.
*Os recursos são de até R$ 40 mil por família e podem ser pagos em até 17 anos e estão disponíveis nos Banco do Brasil e Banco da Amazônia. O beneficiário poderá ter acesso a linha de crédito do Pronaf “A”.
*A DFDA/MDA e a Unidade Técnica Estadual pretendem possibilitar o acesso a estes créditos a duas mil famílias em Rondônia até o final de 2006.
*O Programa de Crédito Fundiário em Rondônia tem sido possibilitado pelo convênio entre a DFDA/MDA e o Governo do Estado, que tornou possível a criação das Unidades Técnicas (UTE). A Fetagro e os sindicatos dos trabalhadores rurais são parceiros do programa.