Educação - Mais da metade dos jovens do País não estudam

Educação - Mais da metade dos jovens do País não estudam

 Educação - Mais da metade dos jovens do País não estudam

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Brasília - Mais da metade (53,1%) dos jovens brasileiros não estudam em qualquer modalidade de ensino, segundo dados do Índice de Desenvolvimento Juvenil (IDJ) 2007, estudo que investiga a situação econômica e social da juventude brasileira, divulgados hoje, em Brasília. O índice só é menor que 50% em seis Estados: Amapá (44,4%), Amazonas (49,3%), Piauí (46,9%), Sergipe (48,9%), Rio de Janeiro (45,7%) e Distrito Federal (45,9%). Além disso, ao analisar o percentual de quem estuda, verificou-se que mais de 50% não se estão nas séries correspondentes às idades. "As distorções assinaladas se estendem além do ensino fundamental. Na faixa etária que vai dos 15 aos 24 anos, seria de esperar que os jovens estivessem cursando, no mínimo, o ensino médio ou correspondente, ou estivessem em níveis mais adiantados. Não é a realidade observada", diz o relatório. Trabalho O relatório mostrou também que 51% dos jovens brasileiros exercem algum tipo de atividade remunerada. Destaca-se a região Sul, com 57,5% dos jovens trabalhando, especialmente Santa Catarina, onde 61,9% dos jovens inseridos no mercado. As regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste apresentam taxas levemente superiores de jovens trabalhando (acima de 50%) do que as regiões Norte e Nordeste, que têm menos de 48%. Em Alagoas e Amazonas, por exemplo, esse índice situa-se em torno de 40%. Analfabetismo Os dados mostraram também uma queda na taxa de analfabetismo (de 3,4%, em 2003, para 2,4%, em 2006), sendo que grande parte deste índice (65,4%) está no Nordeste. O relatório também mostrou que apenas 33% dos jovens tiveram acesso à Internet. Este é o terceiro relatório IDJ. Os outros foram publicados em 2003 e 2005. Índice O IDJ, elaborado pela Rede de Informação Tecnológica Latino-Americana (Ritla), usa critérios parecidos com os utilizados pelo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), mas faz uma adaptação para analisar jovens na faixa etária de 15 a 24 anos.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS