O Plenário aprovou o projeto de resolução propondo a suspensão do pagamento da dívida do Banco do Estado de Rondônia (Beron) à União.
Na manhã dessa terça-feira a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal aprovou a suspensão do pagamento da dívida do extinto Banco do Estado de Rondônia ( Beron), a decisão decorreu em cima do relatório do Senador Expedito Júnior (PR/RO), que propôs a suspensão junto à União.
De tarde foi enviado ao Plenário sob a forma de projeto de resolução para tramitar em regime de urgência.
A votação nominal ocorreu no final dessa tarde, com aprovação da Redação Final a matéria foi encaminhada à Promulgação.
HISTÓRICO
A questão remete à intervenção que o Banco Central realizou no Beron a partir de 1995 e que resultou na extinção dessa instituição em 1998. Devido a esse passivo, estima-se que o governo do estado de Rondônia pagava cerca de R$ 12 milhões por mês à União.
SENADOR
O senador Expedito Júnior, emocionado, ressaltou em seu agradecimento que o atual presidente do Senado Federal, Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN), foi o primeiro relator do projeto. “Graças à Deus conseguimos ao final uma vitória muito importante. Esse é o primeiro projeto que o Estado de Rondônia vai comemorar. Tivemos a unanimidade do processo do Beron e fica o meu agradecimento à todos. Em nome do povo de Rondônia e do governador Ivo Cassol”.
*
VEJA TAMBÉM
*
Senado votará na tarde desta terça-feira suspensão da dívida do Beron
*
Dívida do Beron é injusta e poderia ser investida no social, afirma Cassol
*
*
Comissão do Senado aprova a suspensão do pagamento da dívida do Beron