*Terceiro maior estado exportador da região norte, Rondônia fechou o mês de novembro com sua meta de vendas ao exterior para 2005 superada. A intenção do governo era de que nesse ano as exportações dos nossos produtos pudesse chegar a U$ 180 milhões. Mas ela foi além. Um mês antes de terminar o período, as vendas de madeira, carne, minérios e outros produtos já atingiram nada menos que os U$ 183 milhões. Esse número representa um crescimento de 37,5% acima dos U$ 133 milhões faturados em 2004 e nada menos que três vezes o valor das exportações em 2003, primeiro ano em que Rondônia passou a ser considerado estado exportador.
*O Comitê Permanente de Exportações do estado, liderado pelo secretário da Seapes, Luis Cláudio Pereira e por Manoel Serra deu início à luta para colocar Rondônia na pauta nacional de exportações a partir de 2003, por determinação do governador Ivo Cassol. “Temos muito a comercializar com o exterior. Nossos produtos são de qualidade e certamente terão grande aceitação no mercado internacional”, previa Cassol dois anos atrás. A previsão não só deu certo como superou as mais otimistas expectativas. Em menos de três anos, elas saíram de U$ 60 milhões para os atuais U$ 183 milhões.
*Os produtos rondonienses são vendidos não só a países vizinhas, como Bolívia e Peru, mas também para Estados Unidos, Europa e África. “Esses resultados altamente positivos – diz o secretário Luis Cláudio Pereira – confirmam que Rondônia está no caminho certo. As exportações significam divisas, impostos, mais postos de trabalho e desenvolvimento. A decisão do governo Cassol de colocar as exportações entre as prioridades foi, portanto, muito acertada”, comemora.