Na semana passada, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e a Regional de Rondônia do Ministério da Fazenda iniciaram o processo de adesão ao Gespública, com palestras de sensibilização. Os dois eventos foram promovidos pela Secretaria Estadual de Planejamento e Coordenação Geral (Seplan), através do Núcleo Estadual do Gespública.
Com a participação dos gerentes da Sesau, representantes do setor de relações humanas, de transportes, de planejamento e do Conselho Estadual da Saúde, o professor Jorge Elarrat, servidor do Ministério Público e especialista em aplicação nos critérios de excelência no setor ministrou palestra, abordando o histórico do Gespública, a importância do Programa para a qualidade do serviço público e os critérios de excelência. Ele destacou ainda uma visão futurista em relação ao Estado de Rondônia, preocupando-se com os impactos que ele sofrerá com a vinda de grandes empreendimentos como o Complexo Hidrelétrico do Rio Madeira e ressaltou a importância de a Sesau estar preparada para esta situação.
O objetivo da adesão ao Programa é a gestão orientada para resultados com o foco na satisfação do cidadão. Os servidores estão propondo melhorias dentro dos critérios elaborados na metodologia do Gespública. O trabalho será apresentado ao secretário de Estado da Saúde, Milton Moreira, para que seja dado início as atividades práticas do processo.Em virtude da estrutura da Sesau, o trabalho de sensibilização do Programa será feito gradativamente em cada gerência da organização.
Adesão do Ministério da Fazenda - No auditório da Secretaria da Fazenda, foi realizada uma palestra de sensibilização, com o tema “Excelência na Gestão Pública”, aos agentes públicos. Este é um trabalho de continuidade à divulgação e adesão ao Gespública, promovido pela Seplan.
A palestra foi ministrada pelo técnico de Controle externo do Tribunal de Contas do Estado, voluntário do Gespública, Leonardo Emanuel Monteiro. Durante o evento, Leonardo abordou o histórico do Gespública, a amplitude do programa, a missão, estratégica, a rede nacional de consultores, os critérios de excelência e organização.
O palestrante destacou também a importância do trabalho contínuo do Programa dentro das organizações e o estímulo aos seus servidores. A qualidade da gestão pública tem que ser orientada para o cidadão, e desenvolver-se dentro do espaço constitucional demarcado pelos princípios da impessoalidade, da legalidade, da moralidade, da publicidade e da eficiência.
A iniciativa partiu do Ministério da Fazenda, que determinou para todos os estados a adesão através de suas secretarias regionais do Gespública para a auto - avaliação obedecendo aos critérios de excelência. Os servidores estão propondo melhorias dentro dos critérios elaborados na metodologia do Gespública.