*Cerca de 500 alunos do Programa Nacional de Inclusão de Jovens – ProJovem de Porto Velho estão mobilizados na arrecadação de alimentos não perecíveis, brinquedos e produtos de higiene, para doar a famílias carentes das zonas sul e leste da Capital. Fazendo parte do projeto “Diga Sim à Solidariedade”, a arrecadação é uma das provas da gincana que será realizada no dia 9 de dezembro, na quadra da escola Mojuca.
*As doações estão sendo recebidas em 11 núcleos de arrecadação: colégio Padrão, escola Maria Izaura, colégio Marcelo Candia, Igreja Luterana, núcleo Gefa, Paróquia São José Operário, escola João Ribeiro Soares, Paróquia Nossa Senhora das Graças, na coordenação municipal do programa localizada junto à Secretaria Municipal de Educação (Semed) e nas secretarias municipais de Assistência Social (Semas) e de Desenvolvimento Sócioeconômico (Semdes). “Os alunos também devem fazer mutirões de arrecadação. As estratégias de coleta ficaram a cargo deles”, conta Edmar Oliveira, coordenador administrativo do programa em Porto Velho.
*A gincana vai englobar também provas culturais, recreativas e relâmpago, mas as filantrópicas correspondem à maioria dos pontos, já que o principal objetivo do projeto é “facilitar o desenvolvimento do espírito cidadão, coletivo e solidário dos alunos; amenizar as dificuldades materiais das famílias carentes e propiciar a interação entre educadores, alunos e a comunidade beneficiada com a ação”, destaca o coordenador de ação comunitária do programa, Francisco Modesto da Costa.
*A distribuição dos alimentos e demais doações será feita no dia 22 de dezembro. Antes, os alunos farão um cadastramento das famílias mais necessitadas.