*Durante toda a semana, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) promove em Porto Velho a Semana do Doador de Sangue, evento que conta com uma serie de atividades como palestras, distribuição de folders, sorteio e lanche reforçado para quem doar sangue nesse período.
*“Desde de 1964, comemora-se no dia 25 de novembro o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue. A Fundação Hemeron e todos os hemocentros brasileiros aproveitam a data para homenagear essas pessoas que, com um simples gesto, porém consciente, ajudam a salvar milhares de vidas todos os dias”, esclareceu o secretário de Estado da Saúde, Dr Milton Moreira.
*Já a diretora da Fundação Hemeron, Ângela Zocal, informou que nesta quarta-feira (23) técnicos estarão promovendo palestra explicativa na Agencia Central dos Correios. Na quinta-feira (24) a equipe se desloca às dependências da Junta Comercial de Rondônia (Jucer) com o mesmo objetivo.
*A diretora informou ainda que essas ações visam ainda aumentar o estoque de sangue de dezembro, mês em que todo ano o número de doações cai por causa das festas de final de ano.
*No encerramento, dia 25, de acordo com a programação, acontecerá homenagem aos doadores, com a realização de sorteio de brindes e logo em seguida ser servido um lanche reforçado.
*Doação
*Para se tornar um doador é preciso observar e preencher os seguintes requisito básicos:
*Estar em boas condições de saúde.
*Ter entre 18 e 65 anos.
*Pesar no mínimo 50kg.
*Estar descansado e alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).
*Apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial (Carteira de identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social e Passaporte).
*Impedimentos temporários
*Gripe: aguardar 7 dias.
*Gravidez.
*90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana.
*Amamentação (se o parto ocorreu há menos de 12 meses).
*Ingestão de bebida alcoólica nas 4 horas que antecedem a doação.
*Tatuagem nos últimos 12 meses.
*Situações nas quais há maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis como não usar preservativo com parceiros ocasionais ou desconhecidos: aguardar 12 meses.