Os parceiros já estão ultimando os preparativos para realizar nos dias 22 e 23 deste mês, em Porto Velho o Mutirão da Cidadania Empresarial. O objetivo é ampliar o número de empresas formais, facilitando a elas o acesso a crédito com juros subsidiados para investimento e custeio e capital de giro. A apresentação do projeto foi feita pelo gerente da agência central do Banco do Brasil em Porto Velho, Ricardo Oliveira Bastos
O evento tem como foco empreendimentos informais existentes na Capital, principalmente nos centros comerciais da avenidas José Amador dos Reis (Zona Leste) e Jatuarana (Zona Su l). Iniciativa idêntica ocorre em mais de 260 municípios brasileiros, reunindo um universo de cinco milhões de empresas, das quais 98% são de micro e pequeno porte.
O lançamento da campanha foi feito, no último dia 13, na Superintendência do Banco do Brasil em Rondônia durante café da manhã oferecido pelos parceiros do projeto. O mutirão é uma realização do Banco do Brasil, governo federal, com o apoio do Sebrae, Receita Federal, Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis (Fenacon) e Ministério da Indústria, Desenvolvimento e Comércio Exterior.
No âmbito estadual, também participam o governo de Rondônia, Junta Comercial, prefeitura de Porto Velho, Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas, Sindicato dos Contabilistas e as Organizações de Empresários das Zonas Leste e Sul. "Essa união multiinstitucional visa facilitar para empreendedores o acesso à formalidade", disse o gerente da agência central do Banco do Brasil, Ricardo Oliveira Bastos, lembrando que 70% das empresas nas duas vias estão na informalidade.
O serviço funcionará no Centro de Educação Tecnológica e de Negócios de Rondônia (Cetene) em Porto Velho. Os parceiros estão organizando caravanas de empreendedores das ruas regiões alvos da campanha. O mote do mutirão, reforça Bastos, é sensibilizar as pessoas que têm uma empresa informal de que, legalizando o empreendimento, terão garantia de acesso a crédito a juros subsidiados, incentivos fiscais, além de se habilitarem a concorrências.
Lei Geral
De acordo com a agenda montada pelos parceiros, as pessoas interessadas e que comparecerem ao Cetene terão, durante os dois dias do Mutirão da Cidadania Empresarial, palestras sobre linhas de crédito para empresa, abertura e legalização de empresa, videopalestras sobre associativismo e cooperativismo, tributos federais e estaduais, Supersimples, proteção ao crédito, assessoramento e serviços contábeis e orientação sobre taxas e alvará de funcionamento. A Lei Geral da Micro e Pequena Empresa será abordada em quatro palestras.
"A formalização é um grande benefício para o empreendedor, que passa a ter acesso a crédito, pode participar de compras governamentais, o que ajuda, com a atuação de todos os parceiros, a fortalecer as micro e pequenas empresas", disse o superintendente do Sebrae em Rondônia, Pedro Teixeira Chaves.
*
VEJA TAMBÉM:
*
Pesquisa reprova discriminação de igrejas a homossexuais
*
Aguiar veículos é assaltada em Porto Velho