Vinte e cinco técnicos rondonienses ligados ao Fundo de Fortalecimento da Escola (Fundescola) participam de um curso de capacitação em Porto Velho, evento que começou nesta segunda-feira (29) e será encerrado nesta terça-feira (30). O trabalho é uma realização do governo estadual, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEDUC), em parceria com o Ministério da Educação (MEC).
Os trabalhos, que acontecem no auditório do Programa de Educação Profissional (PROEP), são coordenados pelas técnicas do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE), Elsimar Neves de Araújo e Edineide de Souza. Durante dois dias, segundo as técnicas do MEC, os participantes recebem informações sobre as novas metodologias do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE - Escola) e Plano de Ações Financiáveis (PAF). Também serão selecionados, na ocasião, os técnicos rondonienses que atuarão junto às unidades de ensino na assessoria dos projetos desenvolvidos por meio dos programas do Fundescola.
“Além de treinar nossos técnicos em relação às novas metodologias do PDE - Escola, entre outros programas, o evento oportunizará a escolha dos formadores que capacitarão os gestores escolares em Rondônia”, informou a subgerente do Fundescola no Estado, professora Juscely Martins.
Ela explicou que o Fundo de Fortalecimento da Escola (Fundescola) é um programa do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC), que atua junto às secretarias estaduais e municipais de Educação, visando promover um conjunto de ações para a melhoria da qualidade das escolas do ensino fundamental, ampliando a permanência das crianças nas escolas públicas. “O Fundescola visa promover, em regime de parceria e responsabilidade social, a eficácia, a eficiência e a eqüidade no ensino fundamental público por meio da oferta de serviços, produtos e assistência técnico-financeira inovadores e de qualidade, que focalizam o ensino-aprendizagem e as práticas gerenciais das escolas e secretarias de educação”, finalizou.
De acordo com o secretário de Educação, professor Edinaldo Lustoza, as ações promovidas via FNDE e Fundescola garantem a melhoria na qualidade do ensino público, além de ajudar na permanência dos alunos na escola.
*
VEJA TAMBÉM:
*
Governo cumpre acordo com aprovação de lei que garante venda de peixe
*
Governador defende gasoduto e saída para Pacífico em Seminário Regional