*Há mais ou menos cinco anos atrás numa conversa nas férias com a minha mãe, consegui convencê-la a voltar a estudar. Na ocasião ela estava com 60 anos, viúva há 10 e sem perspectivas de um futuro. Hoje, ela já terminou até o ensino médio, casou novamente e está feliz da vida aos 65 anos.
*Mas eu citei o exemplo da “mama” para falar de um grande amigo que tenho aqui em Porto Velho, Silvio Macedo Santos, que o leitor do Diário conhece por “Zé Katraca”. Pois é, o Zé é um exemplo a ser seguido. Sabem porque? Porque o Zé, na flor da idade, está voltando a estudar. Fez o vestibular para o curso de jornalismo aqui na Uniron e aprovou. E se Deus quiser será nosso companheiro de jornada no ano de 2006. Tenho o flagra que eu mesmo fiz através desta foto que comprova o que digo. Ta lá no fundão o Zé fazendo sua prova com grande concentração.
*Não sei a idade do Silvio, nem o estou chamando de velho. Muito pelo contrário. Alguém que toma uma decisão dessas, na maturidade da vida, é porque seu espírito está jovem, louco por novas conquistas, alcançar novos horizontes e realizar sonhos. E que sirva de exemplo para um monte de “gurizão” que passa o dia em frente ao computador, não fazendo nada e diz que não tem tempo para realizar suas coisas. Balelas. Quem sabe faz a hora, já dizia o poeta.
*Parabéns ao exemplo, Zé. Parabéns a todos os que buscam novos horizontes em qualquer idade.
*Por Geovani Berno – Coordenador do Curso de Comunicação Social da Uniron