Projeto de Lei garante salário-maternidade a trabalhadora desempregada

Projeto de Lei garante salário-maternidade a trabalhadora desempregada

Projeto de Lei garante salário-maternidade a trabalhadora desempregada

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Foi aprovado hoje, na Comissão de Finanças e Tributação, o Projeto de Lei nº 4.448/2004 de autoria da deputada Marinha Raupp (PMDB – RO), que visa disciplinar a concessão do salário-maternidade à trabalhadora desempregada que não tenha perdido a qualidade de segurada do Regime Geral de Previdência Social. De acordo com a proposta, que altera os artigos 71, 72 e 124 da Lei nº 8.213/1991, a comprovação de emprego não deverá ser pré-requisito para a concessão do benefício, ficando proibida essa exigência por parte do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Marinha explica que a Lei nº 8.213 prevê a concessão do salário-maternidade a todas as seguradas da Previdência Social e mantém a qualidade de segurada por até 12 meses após a cessação das contribuições, período que pode ser prorrogado para até 36 meses se a mulher já tiver pago mais de 120 contribuições e estiver comprovadamente desempregada. “Combinando essas determinações legais, fica claro o direito da segurada empregada ou trabalhadora avulsa requerer e obter o salário-maternidade. Portanto não cabe ao INSS condicionar a concessão do salário-maternidade à comprovação de relação de emprego”, afirma a parlamentar. O projeto prevê ainda, o recebimento em conjunto do salário-maternidade e do seguro-desemprego. Atualmente, somente a pensão por morte e o auxílio-acidente podem ser recebidos ao mesmo tempo do seguro-desemprego. Para as seguradas que estejam desempregadas, o benefício terá o valor de sua última remuneração. Agora o projeto segue para análise da comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS