Mais de duzentos apicultores de Rondônia e Mato Grosso participaram do Seminário de Apicultura que o Sebrae recentemente realizou em Vilhena para discutir propostas de conhecimento e tecnologias de sustentabilidade desse importante setor da economia regional. O evento aconteceu no auditório da prefeitura municipal e teve como um dos pontos em destaque a palestra quanto à importância do Agronegócio Apícola na Agricultura Familiar.
*Reunindo 248 pessoas frente às 150 esperadas, o seminário contou com a participação de representações – produtores, consultores técnicos e especialistas – de Colorado do Oeste, Cerejeiras, Cacoal, Espigão do Oeste, Rolim de Moura e Presidente Médici, e Verde Seringal, na região de Corumbiara, em Rondônia, além de Comodoro e Nova Conquista, no Mato Grosso.
*O seminário, que aconteceu pelo segundo ano – o primeiro foi em 2005 – também contou com a participação de especialistas e do presidente da Confederação Brasileira de Apicultura (CBA), José Cunha. Além dele, outros convidados também repassaram suas experiências. Exemplo: Márcio Ferreira Nascimento, de Cuiabá (MT), Robson Raad, de Belo Horizonte (MG), Lucimar Pontara Peres, de Maringá (PR) e Gustavo Nadeu Bijos, de Campo Grande (MS).
*Otimismo
*Ao final do seminário, os apicultores, que superaram em mais de 80 pessoas o número inicialmente previsto de inscritos, ficou evidente o otimismo de que a apicultura rondoniense está no caminho certo, buscando melhorias técnicas, novas tecnologias e buscando adequar-se às necessidades de mercado. As lideranças do setor crêem no crescimento e no fortalecimento desse estratégico setor produtivo com os novos conhecimentos oferecidos por especialistas através de suas palestras.
*“A apicultora rondoniense está se tornando num ativo econômico bastante salutar. Oferece condições para que os que gostam e investem no setor, contribuam para o desenvolvimento socioeconômico com preservação ambiental”, sentencia Meire Gimenes Rezino, gestora do Proapis, do Sebrae em Rondôna.
*Exemplos do que Meire diz está nos temas que foram enfocados pelos convidados especiais para o seminário: a importância do agronegócio apícola na agricultura familiar, produção de rainhas, além da importância de uma federação para o desenvolvimento da apicultura. O tema foi abordado pelo presidente da Feapismar (Federação das Entidades Apícolas do Mato Grosso), Walmir Guse, que também é prefeito de Conquista do Oeste (MT).
*Os presentes
*O seminário contou também com a presença do prefeito de Vilhena, Marlon Donator, do vice-prefeito Jandir Ferreira, do secretário de Agricultura do município, Jorge Tonei, além de Claudete Meira, secretária municipal de Agricultura de Colorado do Oeste, e Rubens Pinho, gestor do Projeto Apis do Sebrae em Cáceres (MT).