*O governador Jorge Viana decreta hoje situação de emergência no Estado por causa do agravamento da tragédia ambiental provocada pela estiagem e pelos mais de três mil focos de incêndio registrados no Acre nos últimos três dias.
O anúncio da medida deverá ser feito na reunião que acontecerá entre o governador e os representantes dos órgãos envolvidos no combate às queimadas, na sede do Ministério Público Estadual. Entre essas medidas, o governador deve assinar, também, um decreto que proibe qualquer tipo de queimada na região durante o período em que perdurar a estiagem.
*De acordo com informações divulgadas pelo Instituto de Pesquisas Espaciais (INPE), cerca de 50% dos focos de queimadas registrados por meio de fotos pelo satélite Noaa vem do Estado de Rondônia.
Dos 3.060 focos de queimadas, 1.280 estão localizados no Estado vizinho. Os focos são mais intensos nas fronteiras do Amazonas, do Acre e do Mato Grosso.
*Por conta da fumaça que toma a cidade de Rio Branco, escolas já suspenderam as aulas, como na Escola Armando Nogueira, uma das maiores do Estado, onde a direção adotou a medida para evitar riscos à saúde dos alunos, que se queixam de dores nos olhos, de dor na cabeça e outras doenças provocadas pela fumaça.
*Liderados pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), diversos sindicatos mobilizam um ato público contra as queimadas.
*Com informação de A Tribuna