Contribuir para o aprimoramento da capacidade de elaboração de propostas lógicas que garantam progresso aos municípios. Essa é a proposta do seminário “Plano Diretor como Instrumento de Desenvolvimento Local”, realizado em várias capitais brasileiras em parceria entre a Confederação Nacional de Municípios (CNM) e Sistema Sebrae, que acontece nesta quinta-feira (21) em Porto Velho, capital de Rondônia.
*O objetivo é demonstrar aos agentes públicos municipais e privados uma proposta de planejamento estratégico que tem como premissa o fortalecimento das micro e pequenas empresas, garantindo o desenvolvimento econômico.
*Com o seminário, que acontece às 8h30 no auditório do Centro de Educação Tecnológica e de Negócios de Rondônia (Cetene), Sebrae e CNM mostrarão e debatendo temas que qualificarão os participantes na estruturação do plano diretor da cidade.
*O diretor-superintendente do Sebrae em Rondônia, Pedro Teixeira Chaves, vê como fundamental a integração dos setores sociais, econômicos e ambientais no desenvolvimento dos municípios. “A busca pelo desenvolvimento dos municípios se apresenta como referencial de evolução para a constituição de um Estado soberano, permitindo à população o exercício da cidadania com acesso garantido aos serviços públicos”.
*Porto Velho é décima cidade a sediar o seminário. Ele já aconteceu em Fortaleza (CE), Montes Claros (MG), Natal (RN), João Pessoa (PB), Recife (PE), Campo Grande (MD), Aracaju (SE), Cuiabá (MT) e Maceió (AL). Depois, ocorrerá também em Manaus (AM) e Palmas (TO).
*No caso da capital rondoniense, o seminário “Plano Diretor como Instrumento de Desenvolvimento Local” acontece quando a prefeitura discute com grupos sociais e econômicos o plano diretor da cidade, cuja população é de aproximadamente 400 mil habitantes.
*O seminário será conduzido por André Decnop, da Confederação Nacional de Municípios, e terá a participação da diretoria do Sebrae, secretários e técnicos da prefeitura de Porto Velho. O evento terá também a apresentação do Sebrae, a ser proferida pelo consultor Aroldo Vasconcelos.
*De acordo com a programação, que deve durar toda a manhã, serão apresentados no seminário os seguintes pontos: Plano diretor: conceito e metodologia de elaboração, experiências de sucesso em Rondônia, plano diretor como instrumento de estímulo do desenvolvimento econômico local e de fortalecimento de micro e pequenos negócios, além do papel das pequenas empresas no desenvolvimento local.