*Na última quinta-feira (14), a bióloga mestranda em Paleontologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Edinair Nascimento a convite do Professor Gilmar Rizzotto, esteve com acadêmicos do Curso de Ciências Biológicas das Faculdades Integradas Aparício Carvalho – FIMCA realizando palestra sobre a existência de fósseis de animais pré-históricos na Amazônia.
*Edinair Nascimento afirmou que as pesquisas referentes aos indícios de fósseis na região da Amazônia datam do século XVII. Sendo o início dos registros no Acre,que se tornou referência na região. A pesquisadora disse ainda que em Rondônia, a maioria dos registros ocorreu após o início das atividades garimpeiras, que por revirarem o leito dos rios, possibilitou o encontro destas peças fossilíferas principalmente nas localidades de Jacy - Paraná, Nova Mamoré, e Mutum - Paraná.
*“A coleta de fósseis, ao longo do Rio Madeira,é facilitada na época da seca”, declarou a pesquisadora que complementou dizendo que “e a maioria dos fósseis de Rondônia encontra-se nos museus geológicos do Estado, da Ferrovia Medeira-Mamoré em Guajará – Mirim”.
*Segundo o coordenador do Curso de Ciências Biológicas, Antonio Hernandes Torres “a palestra foi importante para despertar nos acadêmicos à necessidade de mais pesquisa nesta área”, Antonio completou dizendo que “a pesquisadora enfatizou também suas pesquisas que provam a existência do folclórico Mapim-guari ou preguiça gigante”,finalizou.