Habeas-corpus do deputado Carlão chega ao STJ

Habeas-corpus do deputado Carlão chega ao STJ

Habeas-corpus do deputado  Carlão chega ao STJ

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A defesa do deputado estadual de Rondônia José Carlos de Oliveira, conhecido como Carlão, ingressou ontem (14) com pedido de habeas-corpus no Superior Tribunal de Justiça (STJ). Caberá ao ministro Felix Fischer, da Quinta Turma, analisar a concessão de liminar ao deputado, preso em flagrante por porte ilegal de arma. No dia 4 de agosto, o deputado, então presidente da Assembléia Legislativa do estado, foi preso em decorrência das investigações da chamada Operação Dominó, da Polícia Federal (PF). *Carlão havia sido solto na semana passada, depois de decisão da Corte Especial do STJ, que não aceitou a denúncia contra ele, formulada pelo Ministério Público, por formação de quadrilha ou bando, suposto crime que fundamentava o decreto prisional (Ação Penal 460). O deputado foi colocado em liberdade naquela noite, dia 4 de setembro, pela PF, em Brasília. *No entanto, na manhã seguinte, o deputado acabou sendo novamente preso pela PF, enquanto aguardava para embarque no Aeroporto Internacional de Brasília. Segundo a defesa de Carlão, os policias teriam dito que ele havia sido solto por equívoco, já que contra ele constava outro flagrante, referente as armas apreendidas em sua residência, quando a PF cumpriu os mandados de busca e apreensão da Operação Dominó. *No mesmo dia da prisão, 5 de setembro, a defesa do deputado ingressou com pedido de relaxamento junto ao Tribunal de Justiça de Rondônia, o qual foi negado sob o argumento de a questão já teria sido enfrentada por um habeas-corpus julgado no Supremo Tribunal Federal (HC 89.417). A decisão também sustentou que a prisão seria necessária para garantia da ordem pública. A defesa do deputado alega, entre outros, que aquele processo decidido pelo STF diz respeito, apenas, à ação penal que tramita no STJ, não ao crime de porte ilegal de armas. *À época da apreensão das armas, a prisão em flagrante teria sido comunicada à Assembléia Legislativa de Rondônia que, na última segunda-feira, dia 11 de setembro, deliberou pelo relaxamento da prisão de Carlão. Ainda assim, segue a defesa, o deputado não foi solto. A apreciação da prisão de deputado estadual pela Assembléia Legislativa segue determinação da Constituição Federal, segundo a qual cabe aos demais deputados decidir sobre a manutenção ou não da prisão do colega, em votação secreta
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS