A comunicação nos órgãos da Justiça será tema de um workshop programado por membros do Fórum Nacional de Assessores de Imprensa dos Órgãos da Justiça (FNCJ) previsto para acontecer no próximo dia 7 de novembro em Porto Velho. A programação do evento começou a ser traçada na última quarta-feira (dia 6) à tarde na sede do Tribunal Regional do Trabalho 14ª Região pelos assessores de imprensa Bosco Gouveia (Tribunal de Justiça), Gilson Oliveira (Tribunal Regional Eleitora), Celso Gomes (TRT), Marcelo Freire (Ministério Público) e Abdoral Cardoso (TRT).
*A realização do evento é resultado do I Encontro Nacional da TV Justiça, aberto no dia 16 de agosto em Brasília pela presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Ellen Gracie, e servirá para definir um plano de trabalho para a divulgação das ações dos órgãos da Justiça rondoniense, além de avaliar o trabalho das assessorias de comunicação e ampliar os canais de comunicação do Judiciário com a comunidade.
*Para participar do encontro serão convidados representantes da Ordem dos Advogados de Rondônia (OAB), Justiça Federal, Tribunal de Contas do Estado, Ministério Público do Trabalho, Defensoria Pública, Associação dos Magistrados de Rondônia (Ameron), Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), professores e acadêmicos de jornalismo da Universidade Federal de Rondônia (Unir), Faro e Uniron.
*Para apoiar o evento, as autoridades que estão à frente da administração dos órgãos de Justiça no Estado e as Instituições de Ensino Superior (IES) que mantém curso de Comunicação Social vão ser procuradas pelos idealizadores do evento, também membros da Coordenação Estadual e diretoria do Fórum Nacional dos Assessores de Imprensa dos Órgãos da Justiça.
*“Além de promover a divulgação das ações desses órgãos, a iniciativa é uma forma de aproximar mais a Justiça e a sociedade. Esse encontro está dentro do propósito da ministra Ellen Gracie, que é ampliar aquilo que é absolutamente necessário num regime democrático – a transparência do funcionamento das instituições”, disseram os idealizadores do evento.
*TV Justiça – Os assessores de imprensa discutiram ainda um plano de trabalho para elaboração de matérias que serão encaminhadas para o canal TV Justiça, do STF, que terá sua programação sendo transmitida no canal 21 UHF. Essa mudança permitirá alcançar 90% dos domicílios brasileiros que tem um aparelho de TV. “É necessário à atuação criativa dos assessores de comunicação, da participação permanente de todos os parceiros e a troca de informações”.