Portadores de Necessidades Especiais terão transporte especial exclusivo em Porto Velho
* O Ministério Público do Estado de Rondônia, por meio da 8ª Promotoria de Justiça (Casa da Cidadania), realizou no último dia 5 uma reunião com representantes das empresas de transporte coletivo para discutir a acessibilidade das pessoas portadoras de necessidades especiais aos serviços de transporte coletivo urbano. Durante a reunião, os representantes das empresas de transporte afirmaram que brevemente estarão, em parceria com a SEMTRAN, implantando em Porto Velho um serviço de transporte exclusivo para os usuários de cadeiras de rodas.
* Eles explicaram ao Promotor de Justiça Ivanildo Oliveira que o serviço exclusivo para os portadores de necessidades especiais serão feito por meio de VANs, devidamente adaptadas e com capacidade para transportar de cinco a seis cadeiras. Os usuários terão que agendar previamente, de forma gratuita por meio do 0800, seus percursos.
* Até o final de setembro deve ser colocada uma VAN à disposição dos portadores de necessidades especiais e, posteriormente, conforme a aceitação do serviço e a verificação da demanda, outras entrariam em circulação. Por entender que uma única Van não suprirá as necessidades de todos os usuários da Capital, o Ministério Público propôs que seja colocada a serviço uma VAN até o final de setembro e outra até o final de outubro, com cada empresa responsabilizando-se por um veículo. E até o fim de janeiro de 2007, deverão ser colocadas mais duas VANs em circulação.
* Os representantes das empresas presentes à reunião, se comprometeram em levar a proposta apresentada pelo MP às suas respectivas direções. O Promotor Ivanildo Oliveira advertiu que a não aceitação da proposta ou seu descumprimento, em caso de ficar acordado, ensejará o ingresso de medida judicial para assegurar adequado acesso dos PNEs aos serviços de transporte coletivo.
* Estiveram presentes à reunião, o representante das empresa Três Marias Transportes, Roberto Perina Marciano e da Transporte Coletivo Rio Madeira, Jadir , além do assistente de Promotoria de Justiça, Igor Almeida S. Marinho e a assistente social, Alice Gonçala de Azevedo Alves.