Sesau providencia compra de 500 mil preservativos para unidades públicas de saúde
*O governo de Rondônia através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) vai comprar 500 mil preservativos para a distribuição nas unidades públicas de saúde do Estado. O objetivo é atender a demanda por camisinhas nos municípios. A falta de preservativos no Estado é conseqüência do repasse insuficiente, do produto, pelo Ministério da Saúde (MS).
*O Estado vai, em uma primeira etapa, comprar 150 mil preservativos, após a distribuição será adquirido mais 350 mil camisinhas. ?A administração Ivo Cassol se preocupa com as ações preventivas, nossa meta é cada vez mais buscar a conscientização da população para a necessidade de prevenir doenças? afirmou Milton Moreira secretário da Sesau.
*Em 2005 o Ministério da Saúde tem o compromisso, pactuado com o Estado, de enviar mais de 5 milhões de preservativos, porém até o momento Rondônia recebeu apenas 508 mil. O envio de camisinhas aos Estados é responsabilidade do governo federal, cabendo ao Estado a distribuição para as unidades de atendimento e secretarias municipais de saúde.
*A pactuação entre Rondônia e MS determina que o Estado pode adquirir, em contrapartida, somente 10% da quantidade determinada. ?Estamos comprando o volume legalmente possível, esperamos que o envio de preservativos pelo governo federal seja de fato realizado, pois a quantidade despachada não está suprindo as necessidades do Estado? completou Milton Moreira.
*O governo federal deveria enviar mensalmente para o Estado aproximadamente 430 mil preservativos, no mês de janeiro Rondônia recebeu 113 mil, em fevereiro nada, em março 53 mil, em abril nada, em maio 126 mil, em junho nada, em julho 127 mil e em agosto 89 mil. Nos oito primeiros meses do ano o Estado deveria ter recebido 3,5 milhões de preservativos, porém recebeu apenas 508 mil. O déficit, provocado pelo governo federal, é de aproximadamente de 3 milhões de camisinhas.