*A terceira edição da Mostra Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental ? Cineamazônia homenageia de um dos maiores cineastas do país, considerado um dos mais importantes precursores do Cinema Novo: Nelson Pereira dos Santos, que estará em Porto Velho de 16 a 19 de novembro, quando acontece o evento.
*Todos os anos o Cineamazônia presta homenagens a profissionais e personagens da cultura brasileira, principalmente àquelas que contribuíram para a evolução do cinema brasileiro ou defendem as causas ambientalistas.
*Responsável por várias das mais importantes obras do cinema nacional, o cineasta iniciou sua carreira entre 1949 e 1950 com um documentário em 16mm, ?Juventude?, apresentado em um congresso mundial da juventude comunista.
*Entre suas obras, destaca-se a trilogia Rio, 40 Graus, Rio, Zona Norte e Rio, Zona Sul, onde o cineasta demonstra a sua paixão pela Cidade Maravilhosa. Em 1974 realiza O Amuleto de Ogum, considerado um de seus melhores filmes e onde retrata a terra de violência e culto à umbanda da Baixada Fluminense.
*Nelson Pereira dos Santos levou às telas a obra-prima de Graciliano Ramos, Memórias do Cárcere, filme que lhe rendeu o prêmio da crítica especializada no Festival de Cannes em 1984.
*Entre os mais de vinte filmes realizados por Nelson Pereira dos Santos, o público rondoniense irá assistir, durante o Cineamazônia, quatro de suas grandes obras: Vidas Secas de 1963, Memórias do Cárcere de 1984, Meu Compadre Zé Kéti de 2001 e Raízes do Brasil de 2004.