*Cerca de 500 pessoas participaram da Tenda da Cidadania realizada no distrito de São Carlos pela prefeitura de Porto Velho, no último sábado (19), quando uma série de ações foram oferecidas aos moradores da localidade. O evento foi organizado pela primeira dama Lucilene Peixoto, com a adesão de todas as secretarias municipais, contando com a presença do prefeito Roberto Sobrinho e de vários secretários. O prefeito fez questão de dizer que, quando as secretarias municipais fazem uma espécie de mutirão para prestar os serviços a população “é mais uma ação social que leva os programas da prefeitura em conjunto, facilitando a vida dos moradores mais distantes da capital”, mas lembrou também que o distrito de São Carlos tem hoje uma nova estrutura, tem mais saúde, mais vagas na escola e mais de 1.200 metros de calçada, tudo realizado pela atual administração.
*A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) também recebeu um grande fluxo de pessoas que procuraram desde orientações sobre vários tipos de doenças até consultas médicas e exames laboratoriais. A vacinação, aplicação de flúor e o atendimento odontológico foram bastante procurados.
*A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sócioeconômico (Semdes) levou cursos profissionalizantes de cabeleireiro e manicure. Durante todo o sábado, uma equipe de 14 cabeleireiras e manicuras atendeu os participantes da tenda, de graça.
*Os técnicos da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) tiveram que se desdobrar para atender a grande procura pelo recadastramento do Bolsa Família, PETI e outros programas de assistência realizados pela prefeitura de Porto Velho. Seu Álvaro Leôncio é pescador e mora no distrito há mais de 57 anos. Ele foi à Tenda da Cidadania para recadastrar os filhos no Bolsa Família. ”Este serviço que veio aqui pra nós é de grande valia porque eu não preciso ir até Porto Velho. Isso facilita muito a vida da gente que trabalha e mora tão distante “, disse o pescador.
*Justiça
*Os serviços prestados pelo Judiciário, através da equipe do 2º cartório de ofícios, também foram bastante procurados.Os moradores do distrito tiveram a facilidade de formalizar a união através do casamento oficial e também puderam registrar seus filhos através das certidões de nascimento emitidas pelo cartório.
*Centenas de crianças assistiram aos filmes exibidos pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), que utilizou material cedido pela Escola de Música e Biblioteca Francisco Meireles.
*A coordenadoria de Mulheres também esteve presente. Durante a semana, várias mulheres fizeram 40 horas de cursos de tapeçaria e cortinas, totalmente de graça, inclusive o material. No sábado as artesãs expuseram e venderam os trabalhos durante o evento. Segundo a coordenadora Mara Araújo, “o objetivo destas atividades é valorizar o talento de cada mulher nos pontos mais distantes do município”.
*O distrito de São Carlos, que já se chamou São João do Crato e depois Santo Antônio, foi oficializado em setembro de 1985, mas os pioneiros chegaram por lá ainda na época do Brasil colônia, conta o administrador Antônio Sávio dos Santos, o popular Xaxá, que se orgulha em dizer que hoje tem mais de 3.300 moradores em seu distrito. Durante a solenidade de abertura, o administrador agradeceu a iniciativa da prefeitura em valorizar mais a qualidade de vida da localidade.”Nunca um prefeito fez tanto por nosso distrito. A gente comprova que o dinheiro do imposto que nós pagamos é devolvido em obras e benfeitorias” argumentou.
*São Carlos já tem vários serviços públicos prestados à população, como educação, saúde e limpeza. Agora a coleta de lixo vai ser diária, com a aquisição de três carrinhos coletores de lixo e de funcionários lotados na Semusp, que vão executar o trabalho.
*O evento ainda teve a participação das secretarias municipais de Meio Ambiente, de Regularização Fundiária, de Fazenda, Fundação Iaripuna além do Ipam que distribuiu folderes e panfletos explicativos sobre suas atividades.