A prefeitura de Porto Velho e a Caixa Econômica Federal assinaram convênio na ordem de R$ 10 milhões que vão ser empregados em obras de infra-estrutura na zona Leste, como o asfaltamento de treze quilômetros de ruas e na construção de mais cem casas populares.
*Além das obras de asfaltamento, a prefeitura vai investir em drenagens, urbanização, limpeza de canais, construção de galerias, meio-fios e calçadas nos bairros Tancredo Neves, JK e Mariana, informou o secretário municipal de planejamento, Israel Xavier. *As unidades habitacionais, conforme a secretária Fernanda Kopanakis (Semur) vão beneficiar famílias carentes e que estão residindo em áreas de risco, sem qualquer custo para os futuros moradores.
Conforme informou a diretora do Departamento de Habitação da Secretaria Municipal de Regularização Fundiária e Habitação (Semur) Jamaira Andrade, o convênio é uma parceria do município com o Governo Federal, através do Ministério das Cidades. O início das obras está dependendo apenas do encerramento do processo de licitação, já bastante adiantado.
Jamaira também explicou que 24 casas vão ser construídas na Rua Raimundo Cantuária com José Amador dos Reis, bairro Tancredo Neves. Outras 32 serão construídas no bairro Mariana e 44 no São Sebastião, todas pelo Programa de Arrendamento Precário.
*Medindo 28m², as casas construídas em alvenaria serão compostas de um quarto, banheiro, sala e cozinha conjugada, com possibilidade de serem ampliadas. A Semur ainda estuda a possibilidade de, posteriormente, quando os moradores acharem necessário, disponibilizar as plantas com a ampliação prevista.
*A secretária Fernanda Kopanakis disse que a Semur está seguindo o objetivo proposto pelo prefeito Roberto Sobrinho, tanto no que diz respeito à regularização fundiária quanto aos programas habitacionais para atender as pessoas de menor poder aquisitivo e que moram em áreas de risco.