Comissão aprova regras para a contratação de presidiários

Comissão aprova regras para a contratação de presidiários

Comissão aprova regras para a contratação de presidiários

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

*A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado aprovou na terça-feira (11) o Projeto de Lei 6629/06, do deputado Heleno Silva (PL-SE), que estabelece regras para a contratação de presos por empresas públicas e privadas. *O relator da matéria na comissão, deputado Professor Irapuan Teixeira (PP-SP), considerou a proposta bastante abrangente. "O projeto não estabelece somente benefícios, mas também regula a comprovação da freqüência do preso ao trabalho, as deduções que poderão ser impostas à remuneração desse trabalho, bem como estabelece um pecúlio a ser entregue ao preso no momento de sua libertação", afirmou. *A proposta também permite que empresas instalem unidades de produção dentro dos presídios de segurança máxima e média e das colônias agrícolas. Os presos também poderão ser usados em trabalhos externos. Nesse caso, a empresa terá isenção do pagamento dos tributos que incidem sobre a remuneração do preso. *Relação trabalhista *Segundo o projeto, a relação entre o preso e a empresa obedecerá à Lei de Execução Penal (7210/84), que possui um capítulo específico sobre o trabalho do condenado. Ainda de acordo com o PL 6629/06, o pagamento devido ao condenado será depositado mensalmente em um fundo de investimento, sendo resgatado somente após a libertação do preso. *Em caso de morte, e não havendo herdeiro, o dinheiro será revertido para o Fundo Penitenciário e destinado ao presídio onde estava o condenado. Em relação à comprovação do trabalho, o projeto obriga a empresa a enviar ao juiz de execução penal o original do contracheque ou os dados do relógio de ponto. *O relator rejeitou o PL 6326/05, que tramita apensado e que concede isenção fiscal para empresas que usam mão-de-obra carcerária. Segundo Professor Irapuan Teixeira, a proposta do deputado Heleno Silva é mais completa. *Tramitação *O PL 6629/06 tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS