*Compondo a operação Timbó III, tropas que pertencem ao 1º Batalhão de Infantaria e Selva de Manaus (Bis), estão em Rondônia por tempo indeterminado cumprindo missões de simulação de defesa no estado. Para demonstrar a capacidade dos atiradores de elite da Força de Ação Rápida da Amazônia, o Coronel e Comandante do 1º Bis, Ajax Porto Pinheiro, organizou uma apresentação dos atiradores na Base de Selva Guararapes, localizada na Br 364, km 6,5 em Porto Velho.
*Primeiro houve demonstração das estratégias de camufragem da turma, depois, uma apresentação de tiros em que o alvo de 60x60 cm, o equivalente ao tórax de um homem adulto, estava a 500 metros de distância dos atiradores. Todos os tiros atingiram o alvo.
*?Eles são os melhores e o principal objetivo deles é causar pânico no inimigo, uma vez que haverá dificuldade de identificar a origem dos tiros?, afirmou o Coronel Ájax. Para adquirir essa técnica é necessário um grande período de estudo e treinamento, afirmou o Coronel.
*A turma é composta de um atirador e um observador que usam roupas especiais, um fuzil com luneta, óculos de observação, joelheiras e mochilas de hidratação, podendo ficar várias horas em um único lugar.
*Ontem (11), aproximadamente 200 homens que compõe a tropa que veio de Manaus, passaram a manhã ?protegendo? a Hidrelétrica de Samuel. Após cumprir a missão com sucesso, a tropa se encaminhou a Base de Selva Guararapes, onde ficou no aguardo da nova missão.