Dois mil jovens da Capital, de 16 a 24 anos de idade, começam a ser selecionados pelo Projeto Juventude Cidadã, numa parceria entre a Prefeitura e o Governo Federal. A ação local é desenvolvida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Socioeconômico (Semdes) e, nacionalmente, pelo Ministério do Trabalho.
*Esta é primeira etapa para que os jovens consigam o seu primeiro emprego, através de capacitação profissional. Durante toda esta semana os interessados devem procurar a secretaria, que estará atendendo em período integral para garantir que todos os interessados sejam matriculados. "A partir da próxima semana vamos iniciar a fase de seleção dos dois mil jovens que atendam aos critérios do programa. Durante nove meses serão capacitados profissionalmente, e temos o compromisso de incluir pelo menos 30% deles no mercado de trabalho", explicou José Carlos Monteiro Gadelha, secretário municipal de Desenvolvimento Socioeconômico.
*Além da capacitação profissional haverá uma ajuda financeira em forma de bolsa para os alunos cuja família tenha a renda média de até R$175, ou seja, meio salário mínimo. Os jovens têm sete arcos profissionalizantes: administrativo, telemática (informática), turismo e hotelaria, arte e cultura, gestão pública e terceiro setor (ongs, programas sociais), meio ambiente, saúde e promoção da qualidade de vida, beleza e estética.
*Critérios e documentos para a matrícula
*Ser jovem de 16 a 24 anos de idade, não estar empregado e estar na escola. No ato da inscrição deve apresentar carteira de identidade, título de eleitor, certidão de nascimento, comprovante de residência, declaração escolar e comprovante de renda familiar. *A inscrição está sendo realizada desde segunda-feira, (03), na Semdes, localizada na rua José do Patrocínio, Centro, atrás da sede da prefeitura. Mais informações podem ser obtidas através dos números 3216-4646, 3216-4639, 3216-4664 (fax).