*A Secretaria Municipal de Educação (Semed) abriu nesta segunda-feira (19) o Seminário para Educadores de Jovens e Adultos do Campo, visando instruir os profissionais sobre a organização curricular e os objetivos do Programa “Saberes da Terra”, do governo federal.
*O programa, que funciona em todas as regiões do Brasil, estimula o fortalecimento e ampliação das iniciativas de acesso e permanência de jovens agricultores familiares na rede pública de ensino, oferecendo oportunidade de elevação de escolaridade e qualificação social e profissional.
*Segundo a secretária de Educação, Epifânia Barbosa, que representou o prefeito Roberto Sobrinho na abertura do seminário, o programa vai beneficiar inicialmente 5.060 agricultores familiares (homens e mulheres) com idade entre 15 e 29 anos, em doze Estados. Em Porto Velho “Saberes da Terra” já atende 400 alunos. O programa é fruto de parceria entre os ministérios da Educação, do Desenvolvimento Agrário e do Trabalho. Aqui o programa será executado pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), em convênio com instituições públicas, movimentos sociais e organizações não governamentais. Em Porto Velho, o programa está em andamento em doze localidades do Baixo Madeira e áreas agrícolas, onde a maioria são assentamentos, informou a secretária.
*Participaram do evento realizado no auditório do Sintero (Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Rondônia): Mara Regina, da Coordenadoria de Mulheres, e o superintendente do INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) Olavo Nyenov.