Delegados e juízes se reúnem para debater criminalidade
*Por iniciativa da direção do Fórum Criminal da Capital, Porto Velho, juízes criminais e cerca de setenta delegados de Polícia estiveram na tarde de hoje (19/6) reunidos no plenário do Tribunal do Júri do Fórum Fouad Darwich Zacarias para tratar sobre criminalidade, os instrumentos de combate a ela e interação entre Polícia civil e o Judiciário.
*Para o juiz Daniel Ribeiro Lagos, diretor do Fórum Criminal “para se enfrentar a questão da violência é preciso a participação de todos. Cada um, evidentemente na sua área de atuação, deve contribuir para que o trabalho do outro possa ser desenvolvido da melhor forma e com eficiência”.
*Por sua vez, o diretor da Polícia civil estadual, delegado Deraldo Scatolon, disse que a reunião representa “uma semente que está sendo plantada no sentido de haver um maior entrosamento entre a polícia, o judiciário e o ministério público, especialmente quando se tratar das ações criminais”.
*Tanto os delegados, quanto os juízes, foram unânimes em dizer que a sociedade espera uma resposta das autoridades policial e judiciária e que o critério para o combate o crime é a aplicação da lei. Para as autoridades, conhecer os problemas, as dificuldades e as realidades do trabalho de cada um, nesse momento, é fundamental.
*A reunião representou o começo de uma ação no sentido de se conseguir eficiência no uso e aplicação dos instrumentos legais de combate a criminalidade.
*Além do juiz Daniel Lagos (titular da 3ª Vara Criminal e diretor do Fórum), que coordenou os debates; os juízes Francisco Borges (titular da 1ª Vara Criminal); participaram da reunião, entre outros magistrados, os juízes Valdecir Citon (titular da 2ª Vara Criminal); Sérgio William (Vara de Execuções Penais); Léo Fachin (Vara da Auditoria Militar) e Sandra Nascimento (Vara do 1ª Tribunal do Júri).