*O governador Ivo Cassol e o secretário de estado do Planejamento, João Carlos Ribeiro, reuniram-se nesta quinta-feira, em Porto Velho, com representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), na sede da empresa Furnas. O mote principal do encontro foi para que os representantes do banco – que deve financiar parte das obras das futuras usinas hidrelétricas do rio Madeira – ouvissem dos representantes rondonienses informações sobre a estrutura do estado e suas necessidades. Cassol e João Carlos resumiram o que Rondônia tem, o que precisará para atender a demanda desta nova estrutura que surgirá com as obras e funcionamento das hidrelétricas e, ao mesmo tempo, solicitaram que o BID estudos para futuros investimentos no estado principalmente em projetos em áreas de preservação do meio ambiente.
*O encontro de quinta teve a participação de Roberto Montgomery, chefe do setor de cuidados ambientais – setor privado – do BID e de Elizabeth Brito, especialista em recursos naturais do banco internacional de desenvolvimento. Participaram ainda José Bonifácio e Sérgio Leão, diretores da Construtora Odebrecht e, por Furnas, Afonso de Andrade Goulart Neto e Vinicius Gonçalves.
*Tanto o governador Ivo Cassol quanto o secretário João Carlos saíram otimistas de mais uma rodada de conversações acerca das grandes obras que estão programadas para o estado e que representará um grande avanço, sob todos os aspectos, na vida rondoniense.
*João Carlos Ribeiro, titular da Seplan, deverá se reunir em data ainda a ser confirmada com os representantes do BID para tratar da outra questão importante abordada na reunião desta semana: a busca de financiamentos para projetos de preservação no estado.