*O estande montado pela Superintendência Estadual de Turismo (Setur), mostrando as potencialidades e peculiaridades turísticas de Rondônia recebeu muitos visitantes durante os cinco dias do Salão do Turismo - Roteiros do Brasil -, superando todas as expectativas. ?Além da grande receptividade, também apresentamos e negociamos roteiros com operadoras de turismo, que apostam em Rondônia como um novo canal do turismo no país,
influenciado principalmente por nossas belezas naturais, nossa história, nossa cultura e culinária?, informou o superintendente da Setur, Alexandre César.
*A degustação de caldeirada de tucunaré, banana assada e balas de gengibre, a exposição de artesanato local da artista Mirtes Rufino, foram outros destaques do estande de Rondônia no Salão do Turismo, que foi realizado há uma semana no Expocenter, em São Pualo, e contou com a presença do presidente Lula, ministro do Turismo, Walfrido Mares Guia, e
representantes dos órgãos de turismo de todos os estados brasileiros. ?Foram divididos os estados por regiões, que apresentaram seus principais atrativos turísticos. Rondônia se destaca pelo seu potencial de turismo de aventuras, belezas naturais intocadas e muitos outros atrativos?, destacou Elsie Shockness, da Setur, que integrou a comitiva de Rondônia no Salão do Turismo, formada por oito pessoas.
*Mais de 100 mil pessoas participaram do evento e segundo a pesquisa coordenada pela Fundação Getúlio Vargas, 82,6% do público que visitou o Salão disse que conheceu novos roteiros no evento. Outros 95,9% disseram que pretendem visitar a segunda edição do Salão. Com relação à eficiência do evento em atender as expectativas desse público, 71% das pessoas entrevistadas disseram que estão totalmente satisfeitas.
*Com relação ao destino preferido dos visitantes, 36% dos entrevistados disseram que preferem os roteiros com sol e praia. Em segundo lugar ficaram os roteiros de ecoturismo, com 25,5% da preferência. O roteiro cultural veio logo atrás, com 24,5% da preferência e 7,8% dos entrevistados disseram preferir os roteiros com festas populares.