Cooperativa sonda mercado de mel em Porto Velho

Cooperativa sonda mercado de mel em Porto Velho

Cooperativa sonda mercado de mel em Porto Velho

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

*Feira de indústria, comércio e serviço foi visto como excelente prospecção de mercado pelos produtores de mel *Com forte atuação na região sul de Rondônia, a partir dos municípios de Vilhena, Colorado do Oeste e Cerejeiras, a Cooperativa Apícola Portal da Amazônia (Cooapa) participou da 15ª Feira da Indústria, Comércio e Serviços realizada pelo Sebrae, em Porto Velho, capital do Estado. Com estante bastante atrativo e com várias qualidades de mel, a entidade veio, segundo seus dirigentes, fazer uma sondagem de mercado para expandir a comercialização de seu produto. *Criada com o apoio do Sebrae, a Cooapa conta, atualmente, com 30 produtores filiados, mas com capacidade de atuar, a partir de 2007, em todo o Estado a partir, que tem 52 municípios. “Nossa participação na Firon, que terminou no último domingo, tornou-se numa excelente oportunidade de divulgar e também conhecer o potencial consumidor, afinal, Porto Velho é a capital rondoniense e tem uma população estimada em 350 mil pessoas”, afirmou Aldir Lauri Gerlach, presidente da cooperativa. * A produção anual de mel em Rondônia é de 100 toneladas ao ano. Sua totalidade é do tipo multifloral, cuja produção tem sua maior alta no período entre abril e novembro, na estação quente da região amazônica. Atualmente apenas com mel, a Cooapa pretende trabalhar, também, a exploração de subprodutos do mel, a exemplo do pólen e do própolis. *Cultura *Para Lauri Gerlach, todo o setor produtivo apícola rondoniense vem trabalhando a conscientização da população sobre a importância de se consumir mel de abelha como qualquer outro produto da dieta. “O mel é também alimento, não apenas medicinal como se imagina. Por isso, trabalhamos a cultura sobre os benefícios que o produto oferece à saúde. Enquanto os brasileiros consomem anualmente pouco mais de 300 gramas de mel por pessoa, na Europa, por exemplo, chega-se a 1,5 quilo, aproximadamente”, compara o produtor. *Outra preocupação dos apicultores filiados à Cooapa é conseguir o selo do Serviço de Inspeção Federal (SIF), haja vista vários tipos de mel ter as condições para ser exportado, “especialmente o mel orgânico, que sem essa chancela do governo federal não há como comercializar. Podemos contar que em 2007, já de posse do SIF, poderemos exportar mel para a Europa”. *O presidente da cooperativa afirmou que o apoio do Sebrae tem sido fundamental para a entidade, desde sua organização e legalização. “Independente disso, tivemos a ajuda da entidade na realização de eventos de divulgação e comercialização, feiras, curso de associativismo e cooperativismo, administração rural etc”.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS