*Uma mudança importante no contexto da administração estadual separou o DER em duas áreas: a de obras em estradas e as de obras de construção civil. Foi assim que surgiu o DEOSP, criado pela Lei 336, de 31 de janeiro deste ano. O diretor geral do DEOSP, engenheiro Alceu Ferreira, desde que assumiu a função definiu metas muito claras, seguindo determinação do governador Ivo Cassol, no sentido de priorizar uma série de obras vitais para o desenvolvimento do estado.
*Aprovada pela Assembléia Legislativa, a criação do Departamento de Obras e Serviço Público (Deosp) assume inúmeros desafios, “com benefícios incontávies sob todos os aspectos”, segundo o diretor Alceu Ferreira. Só para se ter idéia da importância do novo organismo do estado, o DEOSP, em seu primeiro ano de atividades, tem programadas uma série de obras, que podem superar os R$ 100 milhões de reais.
*O fluxo de obras e recuperação nos prédios públicos, por exemplo, ficou mais rápido. “O atendimento às demais secretarias foi otimizado. Cortou-se muita burocracia desnecessária e os benefícios para a população são inúmeros”, declara Alceu. Ele exemplifica, contando que o DEOSP já elaborou mais de 200 projetos apenas para a Secretaria de estado da Educação e já contratou ou enviou para licitação mais de 140 projetos.
*Empresas de construção civil também gostaram da mudança implantada por decisão do governador Ivo Cassol. Os empresários do setor sintetizam a reestruturação como uma forma de modernidade administrativa, que trará grandes avanços para toda a população.
*“Obras públicas representam mais dinamismo para o segmento; gera emprego e distribui mais renda, o que significa também menos violência e, ao mesmo tempo”, sintetiza um empresário do setor, ao destacar a grande importância da criação do DEOSP, pelo governo do estado. Nesse raciocínio, mais que a rapidez nos serviços e uma burocracia menos complexa, é a geração de emprego e renda o grande mote no contexto da criação desse novo organismo, que vai ampliar as perspectivas de milhares de pessoas para terem acesso ao trabalho, em todo o estado.
*Para a engenheira Simone Cristina Justos, do DEOSP, “a criação do órgão, depois do desmembramento do DEVOP, que criou o próprio DEOSP e o DER, foi uma medida inteligente do governo, dando um novo dinamismo às nossas atividades, que chegam mais rápidas e de forma mais humana na nossa sociedade”
*Segundo Alceu Ferreira, a missão do Deosp é promover, administrar, supervisionar e fiscalizar as obras e os serviços públicos do estado de Rondônia, competindo ao órgão ainda a execução da política de âmbito das atividades ligadas ao desenvolvimento, edificação, fiscalização e conservação de próprios estaduais e execução de obras públicas, promovendo o desenvolvimento de outras atividades correlatas.