*Para evitar fraudes e clonagens de veículos e regularizar a sua frota circulante, o Detran de Rondônia adotou ontem(31), um novo lacre de segurança azul nas placas dos veículos, que tem como diferencial de segurança, em relação aos lacres plásticos comuns (atuais), a sua numeração única em alto relevo, a resistência que evita as constantes quebras acidentais (e multas por falta de lacre), e, sobretudo, um sistema de rastreabilidade desde a fabricação de origem controlada, até seu descarte (passando por todos os procedimentos de compra, armazenamento, distribuição, registro de aplicação, inspeção e descarte dos lacres).
*O primeiro veículo emplacado a receber um novo lacre, foi uma motocicleta Honda NXR Bros 150 ES de propriedade do Carpinteiro e Pedreiro Elias Basílio que recebeu a placa NCT 4995 de Porto Velho e o número do lacre 0012200. Elias contou que agora se sente mais seguro sabendo que o novo lacre vai ser como uma nova “identidade” para a sua moto. “Vai ser um dispositivo a mais de segurança para os donos de veículos. Com toda a segurança que temos muitas vezes ainda levamos desvantagens”, disse.
*O segundo veículo a ser emplacado foi o automóvel Toyota Corolla Xei do promotor de justiça Flávio José Ziober que recebeu a placa NDA 1965 de Porto Velho e o lacre de número 0012202.
*Fabricado em policarbonato, o novo lacre terá aplicação inicial em placas dos veículos novos e nos casos de transferências de município e mudanças de placa, ele terá custo incluso nas taxas pré-existentes.
*De acordo com a Diretora de Operações do Detran, Maria Aparecida Izidoro dos Santos, o sistema só existe no Rio de Janeiro. “O Elo de Segurança / Lacre Virtual permite o recadastramento de todos os veículos da frota do Estado em banco de dados com acesso via Web, que manterá todas as informações que vinculam a numeração de cada lacre à placa do veículo, seu Renavam e às pessoas responsáveis pelo emplacamento. Além disso, a numeração do lacre aplicado será impressa no documento do veículo, Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV ), uma garantia adicional contra a clonagem”, disse.