*A qualidade de vida dos candeienses depende de mais cuidado com a saúde e o meio ambiente, na opinião dos moradores do Setor Chacareiro, que moram nas proximidades do Lixão Municipal, em Candeias do Jamari. Os problemas de convivência crescem a cada dia, com os resíduos despejados a céu aberto na área.
*Os agentes de fiscalização ambiental da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental-Sedam José Leite Ferreira e Oscar Pinheiro Gorayeb notificaram a Prefeitura de Candeias do Jamari, estipulando um prazo de 30 dias para apresentar o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos Urbanos e Hospitalares, cumprindo o que foi acordado no Termo de Ajuste assinado em 2002, entre a Prefeitura, Ministério Público Estadual e Sedam.
*De acordo com os fiscais, em vistoria no local onde está situado o depósito de lixo, não está sendo cumprido o mínimo necessário para amenizar odores, entrada de animais domésticos e insetos. O lixão está situado na zona urbana do município, setor chacareiro, contrariando a Resolução Conama nº 308, de 21 de março de 2002, Lei nº 1145, de 12 de dezembro de 2002, a qual institui a Política, cria o Sistema de Gerenciamento de Resíduos Sólidos do Estado de Rondônia.
*Os moradores das chácaras mais próximas ao lixão fizeram várias denúncias ao Batalhão de Polícia Ambiental, que encaminhou a Sedam para procedimentos legais. Os denunciantes lamentam a falta de políticas públicas de caráter preventivo apostando num futuro mais consciente e saudável para a população da cidade.