Brasileiros em situação ilegal serão "desalojados", diz chanceler boliviano

Brasileiros em situação ilegal serão "desalojados", diz chanceler boliviano

Brasileiros em situação ilegal serão

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

*"Quem estiver em assentamento ilegal, seja brasileiro ou boliviano, será desalojado", disse na segunda-feira (22) o chanceler boliviano David Choquehuanca. Ele falou com a imprensa depois de um encontro entre o presidente boliviano Evo Morales e o ministro de Relações Exteriores brasileiro, Celso Amorim. *Amorim, que também conversou com repórteres após o encontro, disse que "em nenhum momento ouviu a palavra ‘expulsão’" de Morales. Ele afirmou que os brasileiros que moram irregularmente na fronteira terão tratamento justo. "O que nos foi assegurado é que o tratamento vai sempre levar em conta aspectos humanitários", disse o ministro. *A questão fundiária é discutida pelos dois governos porque o presidente Evo Morales decretou como de interesse para a reforma agrária as terras devolutas próximas à fronteira. Atualmente, a estimativa é que cerca de cinco mil brasileiros vivem na região. *Mais cedo, Amorim disse que uma reunião definiu que será criado um grupo de trabalho para avaliar o processo. "O território é boliviano e a decisão é deles. Mas é muito positivo a criação de grupo de trabalho, porque ele vai nos permitir argumentar e acompanhar naquilo no que for razoável para os nossos brasileiros." *O chanceler brasileiro disse que, em clima cordial, Morales destacou a importância estratégica que o Brasil tem para a Bolívia. Amorim fez novamente um convite para que o presidente boliviano visite o Brasil e disse ter ouvido de Morales que ele está disposto a se encontrar em breve com o presidente Lula. *Em relação à Petrobras, o chanceler boliviano David Choquehuanca disse que só vai se pronunciar depois dos processos de auditoria. Celso Amorim reiterou que não foi à Bolívia negociar pela Petrobras. "Não sou técnico, não tenho informações sobre custo-benefício, não é minha função. Os grupos técnicos formados por representantes dos ministérios bolivianos é que irão acelerar os trabalhos." *Celso Amorim já esteve com o ministro do planejamento boliviano Carlos Villegas, e neste momento está com o presidente do Senado Santos Ramirez. A previsão é de que embarque de volta para o Brasil às 19 horas (horário de Brasília).
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS