*Foi concluída primeira etapa preparativa do Treinamento de Recursos Humanos em Clinica Transfusional da Hemorrede Nacional. O curso está qualificando aproximadamente 50 servidores no aprimoramento de técnicas de tratamento com derivados de sangue e transfusão. A capacitação, que acontece em Rio Branco-Acre, será realizada por módulos, iniciado esse mês, até janeiro de 2006.
*A qualificação é uma parceria da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) com a Coordenação da Política Nacional de Sangue e Hemoderivados/MS, ANVISA e Universidade Federal de Botucatu/SP (UFB). Tendo como coordenadora Doutora da UFB Elenice Deffune.
*?Acreditamos que essa parceria Ministério da Saúde/Hemocentros da Região Norte, será positiva e estabelecerá a equidade regional nos diferentes Estados do Brasil, e com isso alcançar as metas do Plano de Desenvolvimento da Região Norte lançado pelo governo federal através da pactuação das ações com a administração estadual?, disse Milton Moreira secretario de Sesau.
*O curso é especifico para servidores com nível superior como médicos, enfermeiros, bioquímicos, biomédicos e assistentes sociais. ?A qualificação visa solidificar os procedimentos executados na área de Hemoterapia transfusional e para isso capacitar e aprimorar os conhecimentos dos funcionários da hemorrede é fundamental?, afirmou Isabel Velasco, diretora da Fhemeron.
*Investimentos na Hemorrede ? A Sesau no inicio do mês inaugurou em Guajará-mirim a Unidade de Coleta e Transfusão que coleta, armazena e distribui sangue e hemoderivados. O centro vai atender ainda localidades da região.
Também no começo de maio a Sesau inaugurou a Agência Transfusional de Machadinho do Oeste que atende a população da região com a liberação de Sangue e hemocomponentes. A agencia é abastecida pela unidade coletora de Ariquemes. A sesau também possui centros coletores em Cacoal, Ji-Paraná e Ariquemes. Em 2004 a administração estadual implantou agências Transfusionais em 12 municípios.
?A administração Ivo Cassol tem como meta trabalhar para melhoria do setor. Os investimentos buscam, além da qualidade de serviço, preservar a saúde dos doadores e dos pacientes que irão receber a transfusão de sangue? afirmou Milton Moreira.