*Com o tema ?Denúncia da Corrupção no Estado?, o Movimento de Resistência Popular está promovendo para essa sexta-feira (20) ato cultural na escadaria da UNIR/Centro, a partir das 18h00.
*O Movimento divulga manifesto onde denuncia a corrupção e o oportunismo que ronda as manifestações populares ocorridas desde segunda-feira, ressalta ainda que rompeu com as manifestações ocorridas anteriormente, da qual o conjunto de cidadãos e organizações que o compõe se retiraram..
*Leia abaixo o manifesto:
*MOVIMENTO DE RESISTÊNCIA POPULAR
*MANIFESTO
*O MOVIMENTO DE RESISTÊNCIA POPULAR, que reúne um coletivo de Organizações Populares e cidadãos do Estado de Rondônia, vem a público repudiar a corrupção enraizada nos poderes EXECUTIVO, LEGISLATIVO E JUDICIÁRIO. O Governador IVO CASSOL é alvo de diversas denúncias de corrupção, seja enquanto prefeito de Rolim de Moura ou como Governador do Estado de Rondônia. A prática de compra de votos de parlamentares é comum em nosso Estado. Da mesma forma, o Judiciário do Estado de Rondônia, sempre tem travado os processos de corrupção existentes, favorecendo assim o interesse da elite rondoniense.
*Enquanto isso, a população pobre amarga o fato de não ter um sistema de saúde funcionando com qualidade, o funcionalismo público enfrenta arrocho salarial, a educação Pública no mais completo abandono, o desemprego aumenta e com ele a conseqüente violência que assola a população, sobretudo a juventude da periferia dos centros urbanos. Os fatos que recentemente iniciaram todo um protesto e indignação popular não são isolados. A corrupção não se limita somente a essas esferas estaduais, perpassando há anos a estrutura de Estado na esfera Municipal (legislativo e executivo) e na esfera Federal.
*Quantos políticos que faliram o Banco do Estado de Rondônia estão presos? Os mandantes da chacina de Corumbiara e os policiais envolvidos foram punidos? Paulo Maluf (PP) ainda discursa publicamente e impunemente! José Dirceu (PT) envolvido no escândalo do bicheiro Carlinhos Cachoeira ainda mantém a pose de Estadista. As denúncias envolvendo a corrupção de parlamentares na Assembléia Legislativa e o Governador Ivo Cassol, são acompanhadas das denúncias de corrupção nos correios, indicação da base aliada do Governo Lula.
*Queremos alertar a sociedade civil que em muitas manifestações, nas quais se concentra a população indignada, há uma tentativa de manobra para que outros politiqueiros possam se beneficiar. Os parlamentares petistas da Assembléia Legislativa, afirmam não fazer parte do mar de corrupção, no entanto o Dep. Edézio Martelli (PT), sugere em seu parecer apenas o afastamento temporário dos corruptos que aparecem na gravação. Reina o corporativismo, o jogo de interesses e ao que parece tudo deve acabar em pizza.
*Repudiamos a atitude do Desembargador Gabriel Marques em censurar uma matéria de interesse da população rondoniense, protegendo a corja de corruptos que exigiam R$ 50.000 mensais do Governador para apoiar as suas maracutaias.
*Denunciamos ainda o oportunismo do PT, PC do B e PSOL, que através de organizações de fachada (UNE, UBES, CMP, CUT, ADUNIR...) tentam fazer da manifestação popular um trampolim eleitoreiro, visando projeção nas próximas eleições.
*A defesa desse mar de lama de corrupção é feita com a truculência da Polícia Militar do Estado, do seu Comando de Operações Especiais (COE) e dos jagunços da Assembléia Legislativa. Além da PM agredir estudantes ocasionando o revide dos manifestantes na última terça-feira 17, no dia seguinte (quarta-feira) prendeu estudantes secundaristas que apenas transitavam na Praça Aluísio Ferreira.
*O que defendemos:
*1 - Que todos os deputados envolvidos e o governador IVO CASSOL sejam imediatamente cassados;
*2 - Que se realize auditoria nas contas da Assembléia Legislativa e no Governo do Estado de Rondônia, quer seja na legislatura e administração atuais, bem como nas anteriores, realizada por uma comissão externa de Intervenção Federal;
*3 - Investigar o possível envolvimento do Governador IVO CASSOL no tráfico de diamantes;
*4 - Investigar o processo licitatório do Governo do Estado e a possível contratação de serviços de empresas do GRUPO CASSOL.
*FORA CASSOL! FORA DEPUTADOS CORRUPTOS!
*POR UM PODER POPULAR!!
*MOVIMENTO DE RESISTÊNCIA POPULAR
*SEM BANDEIRA E SEM PARTIDO!?