Uso de algemas foi abordado em rede nacional pela Rádio Justiça por Juiz de Rondônia - Foto

Uso de algemas foi abordado em rede nacional pela Rádio Justiça por Juiz de Rondônia - Foto

Uso de algemas foi abordado em rede nacional pela Rádio Justiça por Juiz de Rondônia -  Foto

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

*O Programa Revista Justiça, produzido pela Rádio Justiça do STF ? Supremo Tribunal Federal, abordou hoje (19) o tema ?Uso de Algemas?. Um dos entrevistados foi o Juiz Substituto Audarzean Santana da Silva (foto), que responde provisoriamente pelo 2º Tribunal do Júri da Comarca de Porto Velho, Rondônia. *Os jornalistas Andréa Tavares e Pedro Beltrão, apresentadores do programa fizeram uma série de questionamentos a respeito da regularização do uso de algemas. O juiz de Rondônia, que concedeu a entrevista durante o intervalo de um julgamento, esclareceu que, de acordo com o artigo 199 da Lei de Execução Penal, o emprego de algemas será disciplinado por decreto federal. Como ainda não existe este decreto, as algemas devem ser utilizadas em casos realmente necessários, de acordo com o bom senso dos policiais, no momento da prisão, e do juiz, em caso de interrogatório ou julgamento. *Alguns fatores devem ser observados para basear os critérios do emprego de algemas. A resistência à prisão, a existência de um corpo de guarda suficiente para garantir a ordem no caso de exaltação do réu em julgamento e o histórico de comportamento devem ser observados. ?O juiz deve ser criterioso ao determinar o uso de algemas durante um julgamento, pois um réu algemado pode influenciar o júri popular, por exemplo?. *De acordo com o juiz há projetos em tramitação na Câmara Federal no sentido de disciplinar o uso de algemas. Audarzean Santana esclareceu ainda que diante da falta do decreto federal que regulamente o uso de algemas, alguns estados tem decretos próprios. *Após a entrevista com o juiz Audarzean Santana de Rondônia, os apresentadores do Revista Justiça conversaram sobre o mesmo assunto com uma autoridade policial.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS