Secretários de Segurança criticam Governo Federal e emitem carta de repúdio a Lula
*O secretário Estadual de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), major Evilásio Sena, declarou que a reunião emergencial em Brasília, que aconteceu nesta manhã, 16, além de discutir medidas para reforçar a segurança nos Estados, em razão da onda de ataques violentos que atingiu São Paulo e outros Estados da Federação, resultou também em uma carta de repúdio destinada ao Ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, e ao presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva.
*Na carta, o manifesto critica arduamente o contingenciamento das verbas destinadas à Segurança Pública pelo Governo Federal e ainda chama a atenção do ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, uma vez que ele assegurou à população que o Fundo Nacional de Segurança teria tido um aumento de 23% desde a sua criação, o que seria uma inverdade, de acordo com os secretários. “Na verdade o que temos hoje é um decréscimo de em média 70% do Fundo, desde que ele foi criado”, ressaltou Sena.
*Outro ponto salientado pelos secretários, segundo Sena, foi o bloqueio do sinal de aparelhos celulares nos sistemas prisionais. “Essa é uma questão de urgência e não devemos esperar pela iniciativa das operadoras”, reforçou o secretário.
*Sena ainda disse que foi abordado o descontingenciamento do Fundo de Segurança e do Sistema Penitenciário para melhorias nas detenções. “Temos a preocupação também porque grande parte do repasse da União serve para o pagamento de dívidas, nossa sugestão é que parte dessa dívida seja desonerada para que o dinheiro possa ser investido, realmente, em segurança”, explicou.
*O presidente do Senado, Renan Calheiros e o presidente da Câmara Federal, Aldo Rebelo, também discutem com os s secretários a agilização das matérias sobre Segurança Pública que já tramitam no Congresso. “Vamos conversar sobre as leis prioritárias sobre o assunto”, finalizou Sena.
*
EM RONDÔNIA
*O secretário de Segurança de Rondônia foi para reunião no Distrito Federal preparado. Na segunda-feira, 15, Sena se reuniu na Secretaria Estadual de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) com a direção da Polícia Militar e Civil, o secretário de Assuntos Penitenciários e outras autoridades relacionadas para definir estratégias de prevenção a rebeliões nas unidades prisionais e ataques às instituições públicas.
*Neste encontro foi decidido aumentar o reforço policial nos presídios e estabelecido que os policiais que trabalham em bases comunitárias devem tomar medidas preventivas para evitar ataques criminosos.