*No balanço do fechamento da campanha de vacinação contra a febre aftosa no estado, a equipe da Idaron contabilizou a vacinação de cerca de 11.349.553 milhões de cabeças, o que corresponde a 99,99% do gado de Rondônia. De acordo com os fiscais da Idaron, o controle da vacinação, acusou cerca de 600 bovinos sem vacinação até o encerramento da campanha. A meta, segundo o presidente da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril (Idaron), Décio Adão Lira, é atingir 100% do rebanho bovino estadual.
*Com esse percentual o estado de Rondônia completou as exigências do governo Federal através do Ministério da agricultura pecuária e abastecimento (Mapa), para o encerramento da 19ª Campanha Estadual de Vacinação Contra a Febre Aftosa, que se realizou no período de 15 de abril a 15 deste mês.
*Cada proprietário de rebanho que vacinar fora do prazo da campanha pagará multa de R$ 80 por cabeça.
*O governo do estado deverá enviar ao governo federal, um relatório final até o dia 22 de maio.
*Para Marco Petisco, secretário da Seapes, o sucesso da 19ª Campanha de Vacinação e Controle da Febre Aftosa no estado, reflete a seriedade do governo rondoniense, no trato com o setor produtivo rural do estado. É prova segundo ele, de um governo cuja responsabilidade e compromisso foram manifestados no seu apoio a e infra-estrutura e às ações da Idaron, no controle e fiscalização da sanidade animal em todo o estado de Rondônia.
*O mesmo destacou que o estado aguarda a visita de missões comerciais estrangeiras, em especial, do Mercado Comum Europeu, para a viabilização de novos negócios e o reinício das exportações no setor produtivo da carne e derivados do estado. O secretário aludiu acerca do destaque de Rondônia que, juntamente com estados importantes da federação como Santa Catarina, Rio Grande do Sul e o Acre, estão praticamente ganhando a "guerra" contra a Aftosa no Brasil.